§ 2o Consideram-se equipamentos públicos comunitários as instalações e espaços de infraestrutura urbana destinados aos serviços públicos de educação, saúde, cultura, assistência social, esportes, lazer, segurança pública, abastecimento, serviços funerários e congêneres.
Como não há uma atividade urbana, mas um conjunto delas, por extensão podemos ver que são equipamentos urbanos todos os que são necessários ao desempenho destas atividades todas. É lógico que isto incluirá muitas coisas, como a rua, a sarjeta, o meio fio, o cano, o edifício, o ônibus e o metrô.
Define apenas um grupo de equipamentos: o equipamento urbano. Conceitua-os como sendo: todos os bens públicos ou privados, de utilidade pública, destinados à prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade, implantados mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados.
A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços.
8.
Resposta. A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa, de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política, na biologia e na psicologia. Refere-se a uma área delimitada sob posse de algo ou alguém .
Território é uma parte delimitada do espaço geográfico em que um Estado exerce sua soberania. Territorialidade é a percepção que temos do poder exercido por um indivíduo ou, um grupo, em dado espaço geográfico.
Para Milton Santos, o território pode ser visto como uma materialidade (configuração territorial) cuja apreensão por meio dos sentidos caracteriza-o como paisagem. Como uma forma política e econômica a caracterizar o espaço, categoria, objeto e totalidade social, o território contém subespaços que seriam as regiões.
Mais recentemente, especificamente na década de 1990, o geógrafo brasileiro Milton Santos formulou a concepção do território usado, que é considerado como sinônimo de espaço habitado, construído e reconstruído pelos homens, por meio de suas ações e relações.
Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.