Classificação da despesa segundo estrutura de programa, ação (projeto, atividade ou operação especial) e subtítulo (localizador do gasto), cujo objetivo é identificar a finalidade do gasto, em que e onde serão alocados os recursos, bem como viabilizar o gerenciamento interministerial de programas.
A classificação funcional, composta de um rol de funções e sub-funções pré-fixadas, servirá como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental, nas três esferas. Trata-se de uma classificação independente dos programas.
Tanto o projeto como a atividade envolvem um conjunto de operações que têm como resultado um produto. No caso do projeto, um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação do governo; e no caso da atividade, um produto necessário à manutenção da ação de governo.
A inclusão de dotações para despesas sigilosas no orçamento da ABIN é uma decorrência de uma exceção ao princípio da discriminação. São os chamados programas especiais de trabalho. ... licitações não pode ser incluída na lei orçamentária anual em observância ao princípio da exclusividade.
Entre eles estão os de ação, do caixa, de crescimento, orçamentário e tributário. Outra função muito importante é a análise de mercado. Com ela, o profissional de finanças consegue entender os movimentos do mercado, a economia do momento e avaliar a sua empresa em comparação à outras concorrentes.
Medição do objetivo da Administração Financeira A Administração Financeira, com o objetivo de maximizar a riqueza dos proprietários da empresa, deve dedicar-se a avaliação da empresa e das decisões financeiras em termos de seu impacto na criação de valor.
O setor financeiro é responsável pelo desempenho e gestão das finanças de uma empresa. ... Para isso exerce funções como: contabilidade, tesouraria, gestão das finanças, controle de tributos e gestão de custos. O departamento financeiro funciona como um elo dentro de uma empresa.
4.
O retorno e o risco são, na verdade, as principais determinantes do preço da ação, que representa a riqueza que os proprietários têm investida na empresa. ... O objetivo da empresa e, portanto, de todos os seus administradores e funcionários, consiste em maximizar a riqueza dos proprietários em cujo nome é operada.