Quadro de instalação súbita de dor abdominal, geralmente grave, demandando a realização de rápido diagnóstico a fim de evitar complicações irreversíveis ou a morte do paciente.
O abdome agudo é causado por alguma enfermidade. As mais comuns de provocarem esse problema são: apendicite, úlcera péptica aguda perfurada, cálculo na vesícula, pancreatite, isquemia intestinal, entre outras. Por haverem muitas doenças que podem causar essa condição, é preciso ter muito cuidado na hora do diagnóstico.
As causas da hemorragia intra-abdominal são numerosas e incluem doenças as mais variadas, como o traumatismo abdominal, a ruptura de aneurisma da aorta ou de alguma artéria visceral, as neoplasias malignas de vísceras sólidas, os pro- cessos inflamatórios erosivos (pancreatite e pseu- docisto, por exemplo) e, nas ...
Hemorragia gastrointestinal é qualquer forma de hemorragia no trato digestivo, desde a boca até ao ânus. Quando existe perda de sangue durante um curto período de tempo, os sintomas podem incluir vómitos com sangue vivo ou sangue escurecido, sangue nas fezes ou fezes escuras.
Hemorragia interna
As lesões traumáticas desses órgãos e estruturas podem levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecção. As lesões abdominais ocorrem muitas vezes em associação com outras, principalmente do tórax.
A incidência desse traumatismo vem aumentando progressivamente e sua gravidade é determinada pela lesão de órgãos ou estruturas vitais do abdome e pela associação com outras lesões, principalmente crânio e tórax16.
As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).
Lesões penetrantes, por definição, causam ruptura da pele, mas os médicos devem se certificar de inspecionar o dorso, região glútea, flanco e parte inferior do tórax além do abdome, particularmente quando há lesão por arma de fogo ou explosivos.
Administrar oxigênio; Monitorizar a oximetria de pulso; • Controlar sangramentos externos; • Instalar acesso venoso; Realizar a reposição volêmica. Cuidados com objetos empalados/encravados.
No trauma fechado, duas forças estão envolvidas no impacto: mudança brusca de velocidade (aceleração ou desaceleração) e compressão. Elas podem ser resultantes de quedas, colisões automobilísticas, acidentes com pedestres, agressões, etc. Quando um veículo se choca contra um obstáculo fixo, ocorrem duas colisões.