O xilema é um tecido vascular encontrado por todo o corpo da planta que apresenta células, em sua grande maioria, com paredes espessas e lignificadas. Nesse tecido, observamos tipos celulares como os elementos traqueais, as fibras e as células parenquimáticas.
O floema, ou líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta. Esta é produzida graças à água e sais minerais que o xilema transportou até as folhas, que são usados na fotossíntese, produzindo os compostos orgânicos que a constituem.
Os tecidos condutores garantem o transporte de substância pelo corpo do vegetal. Esses tecidos podem ser classificados em dois tipos: xilema e floema. Os tecidos condutores são os tecidos vegetais que apresentam como função primordial conduzir água e outras substâncias para todo o corpo da planta.
Pteridófitas
Pteridófitas
Em plantas vasculares observamos a presença de dois tipos de tecidos de condução: o xilema e o floema. ... Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
Os tecidos de condução das plantas são o xilema e o floema, responsáveis pela distribuição e condução de substâncias do vegetal, sendo o sistema vascular deles. ... Já o floema transporta a seiva elaborada, feita a partir dos sais transportados pelo xilema, que contém os componentes produzidos através da fotossíntese.
Os tecidos vasculares transportam substâncias ao longo da planta. Existem dois tipos de tecidos vasculares: o xilema e o floema. O xilema é o principal condutor de água e nutrientes (seiva bruta) das raízes até as folhas da planta.