A endocardiose da valva mitral é uma doença de curso crônico e progressivo. Inicialmente os animais são assintomáticos devido aos mecanismos compensatórios, com o avançar da idade um sopro torna-se presente no exame físico do cão podendo chegar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca congestiva.
A válvula mitral situa-se na abertura entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A válvula mitral se abre para permitir que o sangue do átrio esquerdo encha o ventrículo esquerdo e se fecha enquanto o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue para a aorta.
Quando a válvula aórtica não se fecha completamente, há refluxo de sangue da aorta para o ventrículo esquerdo à medida que o ventrículo esquerdo relaxa para se encher de sangue proveniente do átrio esquerdo. O refluxo de sangue, chamado regurgitação, aumenta o volume e a pressão do sangue no ventrículo esquerdo.
A válvula pulmonar e a tricúspide são aquelas que ficam no lado direito do coração. As válvulas aórtica e mitral ficam no lado esquerdo do coração. As válvulas precisam se abrir plenamente para permitir a passagem de sangue e elas precisam fechar completamente para evitar que o sangue volte.
Atualmente, são chamadas de valvas cada um dos aparelhos valvulares do coração. Cada valva é formada duas ou três válvulas (formações membranosas - cúspides). Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar.