Rotina de calistenia para iniciantes
Flexões: como dominar
Calistenia (ou "ginástica calistênica" e até "street workout") é uma forma de treinamento físico em que se utiliza o peso corporal para movimentos acrobáticos e de força.
A Calistenia (Calisthenics) nada mais é que a prática de exercícios físicos utilizando apenas o peso do próprio corpo para testar a sua resistência e adquirir músculos. ... O objetivo da Calistenia (Calisthenics) é preparar você para se tornar apto a fazer levantamento de peso a partir de seu próprio corpo.
Vem comigo!
Pra ter resultados na calistenia vc precisa treinar intensamente, mas oq é treinar pesado? “é suar”, “é ficar dolorido no outro dia”. Treinar de forma intensa que o seu corpo rompa fibras musculares, vc tem quer realmente se sentir fadigado no final do treino, se sentir mais fraco e sem força.
A hipertrofia muscular pode ser aumentada através do treinamento de força e outros exercícios anaeróbios de curta duração e alta intensidade, como os métodos de circuito. No entanto, ao aderir aos seguintes princípios básicos, você deve ser capaz de ganhar peso com exercícios calistênicos em questão de meses.
Associando um treino full-body e uma frequência de apenas 3 vezes por semana, torna a iniciação à prática da calistenia bem mais agradável e menos sofrida. Geralmente homens preferem trabalhar mais a parte superior do corpo, enquanto mulheres preferem trabalhar mais a parte inferior.
Ao praticar calistenia todos os dias, você tem seu último treino (do dia anterior) fresco em sua mente para saber exatamente o que precisa fazer para vencê-lo. Apenas para que fique claro, "bater" o seu último treino não significa apenas fazer uma repetição a mais.
Saiba que não existe uma regra clara nem exata, embora muitos profissionais defendem a realização de dois treinos no dia. Se você for treinar mais que uma vez no dia, não se esqueça, pesquisas sugerem que dê um tempo de, pelo menos, 4 a 6 horas entre o treino e que cada treino não exceda 30 minutos.
Para começar, o ideal é fazer abdominais dois dias e descansar um. O professor de educação física José Rubens D´Elia, de São Paulo, sugere intercalar as variações do exercício a cada dia ou alternar abdominais com o trabalho dos outros grupos musculares. “Assim, você consegue realizar mais repetições.”
Você pode sim planejar a musculação para os mesmos dias da corrida desde que dose bem a intensidade e o tipo dos exercícios. "Não há problema em correr e, em seguida, trabalhar membros superiores, abdômen e lombar.
Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.
A frequência deve ser maior. “A nova diretriz do Colégio Americano do Esporte recomenda cinco vezes por semana. Agora, é importante deixar bem claro que, para romper a inércia, ela não tem que iniciar com cinco vezes por semana.
Correr duas vezes por dia é uma prática padrão entre os corredores de elite. Mas a maioria de nós não sonha com isso, seja por falta de tempo ou muito risco de lesão. No entanto, pode ser hora de repensar sua própria estratégia de treinamento.
Correr todo dia não prejudica em nada a sua saúde, pode acreditar. Estudos demonstram que a prática diária de exercícios em intensidade moderada traz melhorias para a saúde como um todo. Comece a treinar com corridas curtas e lentas.
Mais informações. O treinador e diretor técnico da rede espanhola de academias Bodyon, Javier González, pondera: “O ideal seria correr 3 ou 4 dias por semana, somando, no total, de 8 a 12 quilômetros. De tal maneira que o trabalho diário dure sempre mais de 45 minutos. Assim é possível queimar gordura”.
O melhor horário para correr, de acordo com estudos, é do meio para o fim da manhã (9h ou 10h) ou no final da tarde (16h ou 17h). Mas lembre que o importante mesmo é não deixar de praticar um exercício, independente do horário!
Veja o que é necessário para garantir boa performance nos treinos, acelerar a recuperação muscular e ter mais saúde