adjetivo Sudorífero; que faz suar; que provoca uma transpiração excessiva e intensa; diz-se do medicamente que possui essa propriedade. substantivo masculino O medicamento que causa essa transpiração. Etimologia (origem da palavra diaforético). Do grego diaphoretikós; pelo francês diaphoretique.
Entendendo a Hiperidrose Primária: É caracterizada pelo suor excessivo, muito além das necessidades fisiológicas principalmente nas mãos, axilar, pés e região craniofacial.
Hiperidrose é a transpiração excessiva de algumas partes do corpo e tem diversas causas e tratamentos. A hiperidrose é uma condição que provoca transpiração excessiva. A transpiração é uma resposta natural a certas condições, como clima quente, atividade física, estresse, medo ou raiva.
É uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso.
A hiperidrose não é grave e geralmente pode ser resolvida com tratamentos tópicos ou procedimentos que variam de acordo com o tipo e o grau de sudorese da pessoa, devendo ser indicados por um médico: – Antitranspirantes: ajudam a reduzir a produção de suor e odor corporal.
Principais causas de suor nas mãos O suor excessivo das mãos pode acontecer em situações de estresse, tensão ou nervosismo, como por exemplo em uma entrevista de emprego ou devido à realização de uma prova, em situações de ansiedade, medo ou até mesmo devido ao calor.
A produção excessiva de suor no rosto, que recebe o nome de hiperidrose craniofacial, pode acontecer devido ao uso de medicamentos, estresse, calor excessivo ou, até mesmo, ser consequência de algumas doenças, como diabetes e alterações hormonais, por exemplo.
O suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população.