Catação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas. Esse processo, que separa substâncias sólidas de outras substâncias também sólidas (sólido + sólido), é feito de forma manual. Para tanto, utiliza-se apenas a mão ou recorremos ao auxílio de algum instrumento, geralmente uma colher ou uma pinça.
Por exemplo, o ato de catar grãos como o arroz, o feijão e o grão de bico é um procedimento de catação. É o processo em que componentes indesejados presentes na mistura são retirados. ATENÇÃO: a catação não é um procedimento que altera a composição química das substâncias, ou seja, não mexe com reações químicas.
A catação é um processo que separa misturas de sólido+ sólido, a separação desses sólidos é feita manualmente, com, por exemplo, uma pinça. ... a ventilação do mesmo modo da catação e da levigação separa sólidos, um dos sólidos é arrastado pelo vento e o outro fica, como por exemplo a casca do arroz.
A levigação compreende passar a mistura (sólido + sólido) por água. A substância mais densa fica no fundo de um recipiente, ao mesmo tempo que a substância menos densa é levada pela água. O processo de ventilação envolve uma corrente de ar. Assim, o componente menos denso da mistura é levado pelo vento.
Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
As estações de tratamento usam filtros e vários produtos químicos para limpar a água que sai pelas torneiras das casas. Todo esse cuidado não é pra menos. A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de três […]