Quando ingerido, os efeitos tóxicos principais do chumbo atingem o cérebro e o sistema nervoso. Altas concentrações de chumbo no corpo podem causar danos ao fígado, danos aos ossos, danos ao sistema reprodutivo e aumentar a pressão sanguínea.
O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições. ... Como consequência desta característica, o chumbo é muito utilizado na fabricação e manejo do ácido sulfúrico.
Em seu estado puro, o chumbo raramente é encontrado na natureza, pois existe uma quantidade pequena dele na crosta terrestre. Quando encontrado, geralmente está na forma de composto mineral. Ele também pode ser extraído do urânio e do tório, a partir da desintegração radioativa desses radioisótopos.
Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.
O estanho é usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais e protegê-los da corrosão, possui como principais minérios: Hematita e Cassiterita. Essas substâncias passam por uma purificação inicial e em seguida são reduzidas por fusão com carbono para formar o metal.
O estanho é um metal maleável e prateado que não oxida facilmente e é resistente à corrosão. Portanto, é usado em muitas ligas e para revestir outros metais. ... Dentre os principais usos do estanho temos: Como revestimento protetor de cobre, ferro e vários metais utilizados na fabricação de latas.
Desde a descoberta do SnEt2Cl2 em 1849 por E. Frankland, a química do estanho tem atraído a atenção não só de químicos, mas de físicos, biólogos e de profissionais da área de novos materiais.
O estanho, ao natural, é brilhante como a prata – pode ser também escuro, a partir do momento que passa por um processo de oxidação – enquanto o zinco assume uma coloração branca azulada. Quanto às cores da festa, vale apostar em tons que se aproximem ou que contrastem com os desses materiais.
O estanho é encontrado principalmente em um minério chamado cassiterita. Algumas das primeiras minas de estanho se localizavam na Inglaterra e na Espanha. No início do século XXI, os países que lideram a produção desse metal estão no sul e no leste da Ásia. São eles: China, Indonésia, Rússia, Vietnã e Malásia.
50
Existem reservas de carvão mineral localizadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de jazidas de minério de ferro em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Para pedras precisas, como diamante, a maior concentração está nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Paraná.
Os minérios são encontrados em regiões geológicas chamadas escudos cristalinos. Existem diversos métodos de mineração. Os mais conhecidos são a lavra a céu aberto e a lavra subterrânea. O Brasil é um dos países mais ricos em recursos minerais e produz cerca de 70 substâncias.
Os principais minerais-minérios de ferro são hematita, magnetita e goethita, comumente encontrados em depósitos encontrados em formações ferríferas bandadas (BIF's).
Dentre os muitos tipos de minérios encontrados, o país se destaca na produção, sobretudo, de ferro (hematita), estanho (cassiterita), alumínio (bauxita), manganês (pirolusita), ouro, nióbio, titânio, urânio, sal, calcário, barita, areia, caulim, níquel, chumbo, cobre, zinco etc.
A região Norte do Brasil vem se destacando com a mineração como forma de gerar grande riqueza. Entre outros vários minerais que podem ser encontrados em seu vasto território, que inclui o Amazonas, podemos destacar o ferro (que é o mais puro do mundo), a bauxita, o níquel, o ouro, o manganês e o cobre.
Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro. Em menor escala, porém não menos importante, tem-se também o ouro, o cobre e o nióbio.
painita
Distribuem-se na região minas de ouro, prata, minério de ferro, bauxita, cobre, manganês, cromo, estanho, nióbio e tântalo, além de zircônio entre os metálicos.