Ética no serviço público, nada mais é do que a junção do que aprendemos em casa com o que a sociedade espera de um servidor/cidadão, isto é, podemos dizer que é a prática da cidadania correta, sem vício, voltada para o interesse público, destinada a atender os anseios da sociedade. ...
A ética no serviço público é um dos assuntos mais importantes quando falamos sobre a realidade do trabalho em órgãos federais, estaduais ou municipais do país. ... Pela sua importância para a atuação do servidor e para toda a sociedade, a ética é um tema que deve ser de conhecimento de todos que trabalham nessa área.
O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. A moralidade da Administração Pública é clareada no Código Ética Funcional, quando relata que aquela não deve se limitar somente com a distinção ente o bem e o mal. O fim almejado deve ser sempre o bem comum.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. Para pensarmos nas diferenças entre ética e moral, devemos recorrer, primeiro, à raiz etimológica dessas palavras.
Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.
e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
Uma moral (do latin morālis) é uma mensagem transmitida ou uma lição a ser aprendida a partir de uma história ou evento. A moral pode ser deixada ao ouvinte, ao leitor ou ao espectador para determinar por si mesmo, ou pode ser explicitamente encapsulada em um aforismo.
é o ensinamente q o texto trás através da história contada.
A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.
Resposta: Moral da história: quando não nos permitimos observar toda uma situação ou pessoa (visão sistêmica), podemos limitar nossa compreensão por ver apenas parte (visão periférica). Cada ponto de vista é a vista sobre um ponto.
Articule a lição.
Resposta: Na história narrada por Buda, temos uma alegoria sobre verdade e perspectiva. Podemos perceber que, na narrativa, o elefante simboliza a verdade, um fato, um referencial. Os cegos representam as opiniões sobre a verdade, ou seja, a forma como cada um interpreta o que experimenta.
a) Qual a moral da história? Ela está explícita no texto? A moral é que é difícil aceitar uma opinião diferente da nossa, mesmo que sejam apresentados argumentos bem embasados. Não, ela não está explícita no texto.
Resposta. Resposta:Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.” MORAL DA HISTÓRIA: trate os outros tal como deseja ser tratado.
A moral do texto é sobre a dificuldade que as pessoas têm em aceitar uma opinião diferente da sua, mesmo que essa opinião traga argumentos verídicos.
O animal simboliza a força da mente e é a encarnação de Ganesha. Esse deus representado por um homem com cabeça de elefante é conhecido como chefe dos intelectuais e capaz de conseguir tudo aquilo que deseja. Por isso, os hindus, majoritários na Índia, o cultuam em prol da sabedoria e prosperidade.
Principais características de uma fábula A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc.
Articule a lição.
Vamos conhecer agora o maior contador de fábulas — Esopo — e algumas das suas mais celebradas histórias.
Reunimos aqui algumas das fábulas mais famosas que são atribuídas ao maior contador de fábulas:
Veja os elementos principais da estrutura de uma fábula!
Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.