EQST

O Que A RDC 67?

O que a RDC 67? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é a RDC 67?

A RDC 67 é o documento responsável por apresentar os requisitos mínimos exigidos das farmácias que já manipulam ou desejam iniciar atividades de manipulação de preparações magistrais e oficinais.

O que diz a RDC 67 2007?

Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias. 1º Aprovar o Regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias e seus Anexos. ...

Como referenciar uma RDC ABNT?

Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n° 17, de 16 de abril de 2010, dispõe sobre Boas Práticas de fabricação de Medicamentos. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 de abr.

Quais são as substâncias de baixo índice terapeutico?

Substância de baixo índice terapêutico: são aqueles que apresentam estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica.

Porque o fato de um fármaco tem baixo índice terapêutico significa que o médico deve ter mais cuidado na sua administração?

O resultado da divisão é medido da seguinte maneira: quanto maior o IT menor a probabilidade de intoxicação, quanto menor, maior a probabilidade. Temos, portanto, que se o índice for baixo, o médico deve tomar total cuidado com a receita do medicamento.

O que é índice terapeutico estreito?

Definição de Termos Índice terapêutico estreito – as concentrações terapêuticas dos medicamentos estão muito próximas das concentrações tóxicas.

O que é índice terapêutico?

O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.

Como se calcula o índice terapêutico?

O índice terapêutico de um fármaco é a razão entre a dose tóxica e a dose capaz de produzir a resposta clinicamente desejada. Na prática, o índice terapêutico é calculado a partir da razão entre a dose letal da droga para 50% da população (DL50), pela dose mínima efetiva em 50% da população (DE50).

Quanto maior o índice terapeutico?

ÍNDICE TERAPÊUTICO Trata-se de uma relação de doses determinadas experimentalmente: a menor dose capaz de induzir um efeito indesejável (tóxico) e a dose ne- cessária para o efeito terapêutico. Quanto maior for o índice terapêutico (IT), mais seguro será o xenobiótico e maior a “janela terapêutica” do me- dicamento.

Quanto mais elevado o índice terapêutico maior o risco de efeitos tóxicos potencialmente letais?

Muitas drogas apresentam efeitos tóxicos severos em doses subletais para humanos, o que usualmente limita a dose máxima delas. Um índice terapêutico alto é preferível a um baixo, pois a dose necessária para atingir o limite tóxico seria muito maior que aquela necessária para atingir o efeito terapêutico.

Quanto maior a eficácia maior a potência do fármaco?

Assim, furosemida tem maior eficiência, ou eficácia terapêutica, que a clorotiazida. Da mesma forma que no caso da potência, a eficácia é apenas um dos fatores considerados pelos médicos ao selecionar o medicamento mais apropriado para determinado paciente.

O que é janela terapêutica e qual a importância de se administrar medicamentos nas dosagens e horários corretos?

A janela terapêutica dos medicamentos faz referência à dosagem média ideal para que a aplicação passe a ter efeito. Ou seja, uma dose menor não causa efeito, enquanto uma dose maior pode ser tóxica.

Qual é a importância de respeitar os horários indicados para administração de medicamentos?

Estudos da cronofarmacologia, área da biologia que estuda os ciclos que se repetem nos seres vivos em relação ao tempo e o trajeto de fármacos no interior do organismo, mostram que o horário em que um remédio é ingerido pode aumentar sua eficácia no combate à doença ou provocar efeitos colaterais e até mesmo levar à ...

O que se entende por biodisponibilidade?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

O que ocorre com os fármacos quando chegam a corrente sanguínea?

Na corrente sanguínea, os fármacos são transportados parte em solução como fármaco livre (sem ligação) e parte com ligação reversível a componentes sanguíneos (p. ex., proteínas plasmáticas e células sanguíneas).

O que pode interferir na absorção de um farmaco?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Quais os fatores que influenciam na eliminação dos fármacos?

Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal. Características físico-químicas, como a solubilidade e pH de um fármaco interferem diretamente em seu comportamento no organismo.

Quais os fatores que interferem na biodisponibilidade de um farmaco?

O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco. A solubilidade pode ser melhorada com o processo de micronização (FANGUEIRO et al 2012).

Como a alteração do pH Urinario pode interferir na eliminação do fármaco?

O pH urinário, que varia de 4,5 a 8,0, pode afetar a reabsorção e a excreção do fármaco porque o pH urinário determina o estado de ionização de um ácido ou base fraco ( Difusão passiva).

Quais as 4 fases da farmacocinética?

Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.

Quais locais do organismo esse fármaco pode alcançar?

Farmacologia: Fármacos e os seus caminhos no organismo

  • Absorção: Todo fármaco precisa chegar a corrente sanguínea para haver efeito, e é por meio da absorção que esse processo acontece, podendo acontecer através da via oral, cutânea, subcutânea, muscular, respiratória e retal. ...
  • Distribuição: A distribuição é a mudança do medicamento da circulação sanguínea para o tecido.

Onde o medicamento é absorvido?

Os medicamentos são absorvidos principalmente no intestino, mas cada um age de um jeito. A passagem pelo estômago é apenas o primeiro passo do processo de absorção de um remédio pelo nosso organismo.

Quais são as vias de excreção de fármacos?

Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...

Onde ocorre o metabolismo de primeira passagem?

Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.

O que é metabolismo na farmacologia?

O metabolismo de fármacos compreende o conjunto de reações enzimáticas que biotransformam fármacos e outros compostos estranhos (xenobióticos) em metabólitos de polaridade crescente, para que sejam excretados pela urina10.

O que é metabolização em Farmacologia?

A modificação bioquímica das drogas altera sua atividade farmacológica e sua velocidade de excreção. Enzimas responsáveis pela biotransformação de muitos fármacos estão localizadas no retículo endoplasmático liso do fígado (fração microssômica). ...