Norte-americana, Literatura, literatura escrita em língua inglesa pelos habitantes dos Estados Unidos. Também inclui a literatura dos residentes nas 13 colônias originais do atual território americano. ... A obra de William Hill Brown teve grande significação na evolução do romance norte-americano.
10 autores seminais da literatura americana
A literatura norte-americana é uma das mais conceituadas do mundo. No início, no século 18, os escritores dos Estados Unidos eram fortemente influenciados pelo meio literário europeu, principalmente pelos romances góticos da Europa. ... Entre os principais escritores norte-americanos está Edgar Allan Poe.
Ezra Weston Loomis Pound
Principais Artistas do Modernismo
Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são:
É considerado um período multifacetado das manifestações artísticas. Entre suas características estão: individualismo, pluralidade, liberdade de expressão e espontaneidade. Saiba mais sobre o Modernismo: Características do Modernismo.
O modernismo foi um conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. No Brasil, esse movimento teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias e modelos artísticos.
Modernismo foi o período do movimento da literatura moderna nas letras. Esta escola engloba manifestações vanguardistas como o Futurismo, o Super-realismo e o Dadaísmo. O objetivo do Modernismo, no que se refere à literatura, foi indicar a necessidade de renovação, opondo a modernidade ao tradicionalismo.
O Modernismo brasileiro teve três fases: a primeira surgiu em 1922, a segunda em 1930 e a terceira em 1945. O ponto de partida foi a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922 e possibilitou a aproximação de vários artistas com ideias modernistas, dando força ao movimento.
Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases: Primeiro Modernismo (1922-1930), Segundo Modernismo (1930-1945) e Terceiro Modernismo (1945-1960).
O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. ... No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência.
O Modernismo surgiu no período temporal que separou a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) e a Segunda (1939 - 1945). A sua origem se situa, portanto, numa época atravessada por conflitos, revoluções e transformações sociais profundas. ... A partir de 1890, o Modernismo começou a tomar forma enquanto movimento cultural.
Conheça os principais autores do Modernismo no Brasil Pintura: Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, dentre outros.
1- hegemonia dos proprietários rurais de São Paulo e Rio de Janeiro. 2- ascenção da burguesia industrial. 3- elevado número de imigrantes fixando-se no eixo venero-sul.
A Semana de 1922 surge deste contexto. As ideias buscavam se tornar livres dos padrões tradicionais vindos da Europa, buscavam construir uma identidade própria. Os artistas pretendiam fazer uma arte de caráter nacionalista e com maior liberdade de expressão.
A Semana de Arte Moderna nasceu no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. Os artistas da Semana de 22, em sua maioria, eram descendentes dessa oligarquia, o que facilitou a realização do evento, que teve o apoio do governador de São Paulo.
Resposta. As influências para a semana da arte moderna foram as insatisfações políticas e sociais no Brasil. A semana da arte moderna foi o marco de início do modernismo no Brasil em 1922, onde efervesceu novas ideias e modelos. O modernismo foi um movimento artístico, cultural e literário.
Predecessora importante da Semana foi a Exposição de Pintura Moderna – Anita Malfatti, que ocorreu em 1917, também em São Paulo. Cinquenta e três obras da pintora foram apresentadas ao lado de obras de artistas internacionais ligados às vanguardas europeias.