O Olubajé é uma cerimônia do candomblé em homenagem ao orixá Omolu, que tem como intuito agradar essa divindade ofertando-lhe comida num rito sacrificial, relacionar os pratos tradicionais contidos nesta oferenda e toda a dramatização que envolve simbolicamente a narrativa de itans desse orixá não é uma análise simples ...
Louro. Esta planta simboliza a vitória, por isso pertence a Iansã. É usada principalmente nas defumações caseiras para atrair recursos financeiros. Suas folhas também são utilizadas para orar as oferendas e comidas ofertadas a Iansã.
BANHO DE IANSÃ PARA MUDANÇAS, ENERGIZAÇÃO E VENCER INIMIGOS - Folha de Bambu. Ferva água, coloque as ervas lavadas e deixe em descanso por três horas. Depois, tome seu banho higiênico, jogando do ombro pra baixo este banho de ervas, pedindo a Iansã por mudanças em qualquer área e boas energias.
“Ó gloriosa Mãe guerreira, dona das tempestades, Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada e que não se apossem da minha luz. Ajudai-me para que as pessoas más intencionadas não destruam minha paz de espírito.
Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.
Por isso; Iansã utiliza o eruexin, instrumento mágico que conduz e subjuga os espíritos sem evolução. Dentre seus paramentos está também a espada, pois trata-se de uma orixá guerreira.
A Orixá Iansã é representada com uma alfange (foice), a calda de um animal nas mãos e o chifre de um búfalo na cintura. Nas crenças do Candomblé, foi esposa de Ogum e posteriormente, de Xangô.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Oyá Messan (Iansã) Veste rosa vivo e usa chifres de búfalo como adereço. Divindades relacionadas: Odé, Xangô e Ogum.
Quarta-feira – As pessoas nascidas nesse dia regido por Iansã, a senhora dos raios, adoram curtir as mais loucas paixões.