“A música na Educação Infantil auxilia no desenvolvimento psicomotor, contribui no processo de socialização e aproxima a criança da arte.” (GILIOLI, 2008, p. 6). Jean Piaget nasceu na Suíça em 1896 se formou em Biologia, porém se interessou em pesquisar como se dá o conhecimento no ser humano, especialmente na criança.
“Há disponibilidade reduzida ou até mesmo a ausência de material adequado para o desenvolvimento de atividades de educação musical; e falta apoio por parte de dirigentes para que os professores possam desenvolver as atividades”, complementa o coordenador dos Programas Educacionais da Fundação Osesp – Orquestra ...
A prática de dança pode aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimento, a força física e a resistência. Os movimentos repetitivos envolvidos na dança podem corrigir a má postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação e melhorar a saúde cardiovascular em geral.
O bom profissional deve ter excelente capacidade de memorização visual, o dom de obedecer a regras e normas, cadência rítmica e apurada suscetibilidade artística.
Os trapezista tem que ter muita habilidade, concentração e equilíbrio para exercer essa função.
Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
O Balé Clássico é uma modalidade de dança que requer muita habilidade, técnica e treinamento pois possui um vocabulário próprio e metódico.
O recomendável para crianças é que se tenha em média 4 anos de ballet para começar a usar a sapatilha de ponta, mas esse tempo pode variar para mais ou para menos, de acordo, entre outros fatores, com o desempenho técnico da bailarina (eu, por exemplo, entrei no ballet aos 6 anos de idade, mas só comecei a usar a ponta ...
Minha nossa senhora das bailarinas, dai-me elasticidade e força para aguentar as pontas! Tudo que você precisa é de amor e de um par de sapatilhas. O tempo me faz, o vento desfaz. O ritmo me move, o movimento percorre.
O ballet pode ajudar no desenvolvimento da sensibilidade das crianças, levando-as a se expressar melhor, principalmente no que diz respeito à socialização de crianças mais tímidas. A atividade também ajuda a relaxar e a liberar endorfina, que fazem bem não só ao corpo, como também a mente.
"O balé clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas", afirma a professora de balé Mariana Bastos, coordenadora pedagógica do Ballet Paula Castro, de São Paulo.
Entenda quais são os benefícios do ballet clássico para a saúde
Os exercícios de ballet podem ajudar a conseguir um corpo definido e a recuperar o tônus muscular. A dança estimula tanto os músculos superiores, através da postura e trabalhos de braços exigidos, quanto os inferiores, através de saltos, piruetas e exercícios de sustentação.
"O biotipo de bailarina é muito específico: músculos alongados, longilíneos, postura elegante, muita força e leveza ao mesmo tempo. O corpo fica forte, mas ainda é muito feminino, muito elegante.
“Quem pratica ballet também trabalha suas emoções e a autoestima. Em cada movimento a pessoa vai se conhecendo melhor. Já para o físico há uma grande melhora na postura, coordenação, respiração, equilíbrio e desenvoltura”, afirma a bailarina Carla Petroni, fundadora do studium que leva seu nome.
O Ballet Clássico é uma arte musical e uma dança de interpretação muscular. Mesmo não tendo começado desde pequena, sem ter trabalhado seu corpo desde os mais primórdios anos, você pode sim iniciar seus estudos de ballet com 20, 30, 40 e até 50 anos e mais.