Os casos mais comuns desse tipo de problema são pacientes com gota, um distúrbio que provoca inflamações em articulações e tendões. Para quem tem essa doença, toda ingestão de proteínas deve ser controlada. Como coadjuvante de dietas para perder peso, no entanto, a gelatina do tipo sobremesa funciona muito bem.
Alguns tipos, como mariscos e camarões, e peixes como anchovas, sardinhas e atum são ricos em purinas. Eles não necessitam ser eliminados da dieta no paciente com gota controlada (principalmente os peixes, que são parte de uma alimentação saudável), mas deve-se manter moderação em seu consumo.
Esses são os alimentos principais. Prefira peixes como pescada branca e frango. Os cogumelos contém um valor nutricional interessante, e podem ser substituía da carne às vezes. Procure um nutricionista para orientações de quantidade.
Os seguintes alimentos são permitidos: leite, queijo branco e iogurtes desnatados (melhoram a eliminação do ácido úrico), vegetais e hortaliças (couve, repolho, alface, acelga, agrião, alho, feijão verde, abóbora, cenoura, nabo); pães brancos, biscoitos de água e sal, bolos secos; frutas (maçã, laranja, pêra, morango, ...
Vinagre de maçã Os ácidos orgânicos do vinagre de maçã, especialmente o ácido málico, auxiliam o organismo na quebra do ácido úrico, prevenindo a formação de cristais e os processos inflamatórios. Além disso, esse ingrediente também ajuda a regular o pH do sangue, contribuindo para uma melhora geral da saúde.