A passagem direta do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido é definida como sublimação. Tal processo só ocorre em condições adequadas de pressão e temperatura.
sublimação – passagem do estado sólido para o gasoso, sendo o processo inverso chamado de ressublimação, sem que passe pelo estado líquido.
Sublimação é quando os estado físico passa de sólido direto para gasoso sem passar pelo estado líquido, pois sabemos que os estados são na ordem "sólido - líquido - gasoso" (ou de trás pra frente). Um exemplo de sublimação e a naftalina na qual de seu estado sólido ela vai direto para gasoso.
Resposta: A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor.
Resposta. Vaporização é o nome dado ao processo de passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Nesse processo, as moléculas do líquido são afastadas de seus aglomerados, e isso requer energia.
Vaporização é a transformação física de um líquido em um gás. ... Vaporização é o nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso.
Evaporação. A evaporação é um processo de vaporização no qual a mudança de estado ocorre de forma gradual. As partículas no interior de um líquido apresentam velocidades variáveis. Assim, existem partículas com valores de energia cinética maiores do que outras.
A Evaporação consiste em um fenômeno em que átomos de substâncias em estado líquido obtêm energia suficiente para passar para o estado gasoso. ... Além disso, as moléculas com maior energia migram e permanecem apenas aqueles com energia cinética média, resultando na redução da temperatura.
1. Reduzir (um líquido) ao estado de vapor.
Evaporação é a passagem do estado líquido para o gasoso de modo espontâneo, Ebulição é a passagem do estado líquido para o estado gasoso de forma turbulenta sem aquecimento, a evaporação se dá sob temperatura ambiente, como por exemplo: o éter se evapora mais rapidamente do que o álcool.
Na ebulição acontece a passagem do estado líquido para o estado gasoso por um aumento na temperatura. Exemplo de Ebulição: Àgua fervendo; Já na evaporação acontece uma mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de modo gradual e lento. Exemplo de Evaporação: A roupa que seca no varal.
Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.
Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.
A condensação aparece quando a humidade que existe no ar quente entra em contacto com uma superfície fria, como uma janela ou uma parede, e condensa formando gotículas de água. ... Acontece normalmente em paredes e superfícies exteriores frias e em lugares onde o ar não circula muito bem.
A condensação que normalmente ocorre é quando o vapor é resfriado e isso pode ocorrer em sistemas fechados com o vapor comprimido sendo que ambas as situações dependem somente do equilíbrio entre a pressão e temperatura. ... A condensação pode servir também, para separação de substâncias.
Exprimir de maneira concisa, com poucas palavras; resumir: condensar um pensamento; condensar a ideia num parágrafo; minhas ideias precisam se condensar.
verbo transitivo direto e pronominal Tornar mais denso, reduzir a menor volume; engrossar: condenar as linhas de uma pintura; as sombras se condensaram. Liquefazer um gás por resfriamento ou compressão: o frio condensa o vapor de água; o vapor se condensou.
Esse fenômeno pode ser observado também no dia a dia quando um copo de água gelado é cercado externamente por gotículas de água. Essas gotículas eram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo condensaram. A condensação pode servir também para separação de substâncias.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Precipitação. A precipitação e a liberação de água pela as nuvens, mais conhecida como chuva. Os vapores de água condensados na atmosfera retornam para a Terra pelas mudanças de temperatura e ação do vento. Quando a chuva cai, a água pode seguir diferentes caminhos dependendo de onde ocorreu a precipitação.
Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo. O vapor de água presente no ar condensa ao entrar em contato com a superfície fria do copo, fazendo com que o mesmo fique todo molhado.
Para se tornar potável, a água ainda precisa receber sais minerais de uma forma equilibrada, pois só assim ela é absorvida pelas células do nosso corpo. Antes disso, a água condensada é como aquela que é destilada em laboratórios: imprópria para o organismo.
E é assim que funciona a magia ar-água dentro da máquina: o gerador de água atmosférica absorve o ar ambiente através de um filtro e o resfria até seu ponto de orvalho, extraindo água através da condensação. A água é então purificada, mineralizada e está pronta e segura para beber.