EQST

O Qu Bohr Props Para Contornar As Dificuldades Encontradas Pelo Modelo De Rutherford?

O quê Bohr propôs para contornar as dificuldades encontradas pelo modelo de Rutherford?

Assim, em 1913, ele propôs alguns postulados que alteraram a visão do modelo atômico de Rutherford. Basicamente ele mostrou que os elétrons movem-se ao redor do núcleo atômico em órbitas circulares que possuem uma energia bem definida e característica, sendo, portanto, um nível de energia ou camada eletrônica.

Qual é a principal crítica feita ao modelo atómico de Rutherford?

Uma das principais críticas ao modelo atômico de Rutherford, diz respeito ao movimento do elétron, que segundo a Teoria do Eletro magnetismo de Maxwell, toda partícula de energia encontra-se em movimento, quando submetida a uma aceleração.

Qual a diferença entre o modelo atómico de Rutherford e Niels Bohr?

No de Rutherford , os átomos eram compostos de um núcleo, com prótons, e eletróns girando ao redor(do núcleo) aleatoriamente. E no de Bohr, o núcleo tinha prótons e nêutrons, e os eletros giravam ao redor do núcleo em orbitas.

Qual foi a contribuição de Bohr ao modelo atómico de Rutherford que o levou a ser também chamado de modelo de Rutherford Bohr?

Bohr ajustou com eficiência e de forma simples o modelo apresentado por Rutherford chegando à seguinte conclusão: O elétron adquire energia, que é representada através de uma órbita definida. As órbitas permitidas formam os níveis de energia.

Qual foi a contribuição de Bohr para os modelos atómicos?

No ano de 1913, estabeleceu um modelo atômico que é usado até os dias atuais. Bohr chegou a esse modelo de átomo refletindo sobre o dilema do átomo estável. Ele acreditava na existência de princípios físicos que descrevessem os elétrons existentes nos átomos.

Quais os principais resultados experimentais que levaram Rutherford a criar esse modelo para o átomo como é esse modelo?

Os resultados experimentais levaram Rutherford a acreditar que a maior parte do átomo era, na verdade, constituída de espaços vazios, e que existiam partículas positivas densas, que estariam no centro do átomo. Isso levou ao modelo planetário.

Quais as principais descobertas de Rutherford em seu modelo atômico e como Bohr ajudou a tornar esse modelo mais preciso?

Resposta: As grandes descobertas de Rutherford em relação as modelo atômico são a existência da eletrosfera (o átomo não é maciço) e que o núcleo do átomo é composto não so por prótons (carga positiva) mas também por nêutrons.

Como estudar radioatividade contribuiu para a construção de um modelo atómico mais completo?

Resposta: Rutherford realizou um experimento em que um feixe de partículas alfa (α) foi submetido a um campo elétrico. Rutherford observou ao final do experimento que esta radiação seria formada por partículas positivas, uma vez que era atraída pelo polo negativo.

Qual foi o problema do modelo atómico de Rutherford e qual a contribuição de Bohr na continuidade desses estudos?

Em 1913, Bohr promoveu experimentos que mostravam essas falhas e propunha um novo modelo. Se o modelo proposto de Rutherford estivesse correto, ao serem acelerados, os elétrons emitiriam ondas eletromagnéticas. Na sequência, essas partículas perderiam energia e consequentemente colidiriam com o núcleo atômico.