A pedagogia, segundo o autor, serve para investigar a natureza, as finalidades e os processos necessários às práticas educativas com o objetivo de propor a realização desses processos nos vários contextos em que essas práticas ocorrem.
Um estudo do sentido do ser educador para as formandas de Pedagogia, curso que hoje apresenta a perspectiva de atuação na educação informal.
Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem.
Este método é o dialético. Sua existência possibilita definir a pedagogia como ciência autónoma da educação, pois leva à compreensão do fato educacional em seu movimento e em seu campo de intersubjetividades, assim, permite compreender a pedagogia como um campo de estudo concreto da realidade educacional.
A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências.
O curso de Pedagogia tem como missão criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área de educação com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
A formação em ciências da educação é multidisciplinar, e inclui uma formação teórica que vai buscar referências à antropologia, filosofia, história, psicologia, sociologia, entre outras.
Foi, porém, com Herbart que os dois aspectos da tradição pedagógica foram identificados como distintos, sendo unificados num sistema coerente: os fins da educação, que a pedagogia deve elaborar a partir da ética; e os meios educacionais, que a mesma pedagogia elabora com base na psicologia.
Para Libâneo (2004), ainda, a pedagogia traduz o estudo sistemático da educação e dos seus processos, e deve ser entendido como pedagógico a finalidade da ação educativa, suas estruturas sócio-políticas que se estabelecem nas formas organizativas e metodológicas.
Novas exigências educacionais e profissão docente” Libâneo mostra que a educação da qual a sociedade necessita, assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, possibilitando ao educando uma relação autônoma, crítica e construtiva com a cultura em suas várias manifestações, ...
LIBÂNEO (2001) por sua vez, acrescenta ao conceito de gestão a dimensão de atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo aspectos gerenciais e técnico-administrativos. ...
Consiste na liberdade de ensino e pesquisa. Está diretamente ligada à identidade, à função social, à clientela, à organização curricular, à avaliação, bem como aos resultados e, portanto, à essência do projeto pedagógico da escola.
A gestão escolar, enquanto gestão participativa se entende como um processo de tomada de decisão conjunta, possibilitando a articulação entre os diversos segmentos da comunidade escolar, sendo fundamental para sustentar a ação da escola.