O corrimento transparente que se parece com clara de ovo, que também é conhecido como muco cervical do período fértil, é completamente normal e comum em todas as mulheres que ainda menstruam. Além disso, costuma estar em maior quantidade no dia da ovulação.
Em determinado momento do ciclo menstrual, as mulheres se deparam com um líquido transparente que vai mudando de espessura com o passar dos dias. É o chamado muco cervical, secreção produzida naturalmente pelo colo do útero por influência dos hormônios.
O muco pode ficar pegajoso ou viscoso novamente, ou apenas seco e ausente (1,4). Isso nos leva de volta à menstruação e o ciclo recomeça. Todo corpo é único—essas mudanças podem aparecer de maneira diferente para você ou você pode senti-las ou interpretá-las de uma maneira diferente.
Depois que a menstruação termina, ocorre a produção de um muco pegajoso (tipo uma amoeba, sabe?). Ele é grosso com alguns gruminhos, semelhante a um leite talhado. De aparência branca ou amarelada, esse muco é uma secreção ácida que serve para proteger a área íntima de bactérias e fungos que possam causar doenças.
O corrimento de nidação pode ser semelhante à clara de ovo, aquoso ou leitoso, com uma cor rosada, que pode sair em pequena quantidade apenas 1 ou 2 vezes. Algumas mulheres apresentam uma textura semelhante à muco ou catarro, com alguns fios de sangue, que é observado no papel higiênico após urinar, por exemplo.
De acordo com as especialistas, quando presentes, os primeiros sintomas de gravidez e da nidação em geral ocorrem perto do que seria o período menstrual (mais ou menos 28 dias após a última menstruação). Isso significa que eles podem aparecer entre 7 e 14 dias após o período fértil.
Podemos dizer que o beta HCG quantitativo pode ser feito à partir do 5º dia após a implantaçãoe possível sangramento de nidação, mas sempre quando esse acontecer num prazo de 7 a 15 dias depois da relação sexual.
Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação. Por exemplo, se a última menstruação apareceu no dia 5 de Março, significa que a concepção deverá ter acontecido entre os dias 16 a 26 de Março.
Se este for o caso e havendo fecundação de fato, esse sangramento de nidação pode acontecer no início do que seria o seu ciclo menstrual habitual – ou seja, no 28º dia do ciclo menstrual, no caso de uma menstruação regular.
No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.
O ciclo menstrual regular dura entre 25 e 30 dias. Quando o tempo é menor ou maior que isso, é considerado irregular. De acordo com Monteleone, esse é um processo ruim. “A fase lútea tem uma duração fixa, isso quer dizer que a pessoa com ciclo irregular tem uma ovulação muito precoce ou muito tardia.
Um ciclo irregular é justamente a variação de dias em cada ciclo. Suponhamos que seus últimos três ciclos tenham durado 26, 28 e 29 dias. Nesse caso, a média é 27 dias de duração. Para chegar a essa média basta somar os dias e dividir por três.
Em casos de ciclos irregulares, essa missão pode não ser tão fácil assim. Mas ainda sim é possível saber mais ou menos quando a ovulação aconteceu. Se a mulher está tentando engravidar, ela terá noção de quando teve muco fértil, ou quando ficou mais úmida. Esses são os dois principais sintomas de ovulação.
Em casos de ciclos irregulares, essa missão pode não ser tão fácil assim....Como Saber se Estou Grávida Antes do Atraso?
São causas comuns de irregularidades no ciclo menstrual doenças como Síndrome do Ovário Policístico, disfunções na tireoide, obesidade, desnutrição (anorexia/bulimia), síndrome adrenal, endometriose, doenças do útero como pólipos e miomas ou até mesmo câncer do endométrio e menopausa precoce.
Alguns dos remédios que podem ajudar a regular o ciclo menstrual irregular são:
hábitos. Os exercícios físicos também são uma maneira de como regular a menstruação naturalmente, dado que eles ajudam a liberar endorfina, agindo sobre os hormônios sexuais e a ovulação. Além disso, eles também reduzem as cólicas e melhoram fatores como a lubrificação e a libido, e todos gostam dessa duplinha, né?
Não, por isso a pílula anticoncepcional deve continuar sendo tomada regularmente, no horário habitual, até o final da cartela. Após o fim da cartela deve esperar que a menstruação desça e no caso de a menstruação não descer, deve consultar o ginecologista.