Injeção monoponto e multiponto: A maior diferença entre estes dois sistemas, está na quantidade de bicos injetores. O sistema monoponto de injeção, conta com apenas um bico, enquanto que o sistema multiponto, como o nome já sugere, utiliza mais de um bico.
Existem dois tipos de sistemas de injeção eletrônica em uso nos veículos de combustão interna. No sistema multiponto os injetores são acionados simultaneamente ou aos pares. No sistema seqüencial os injetores são acionados ou pouco antes da abertura da válvula coletora de cada cilindro.
Dentre os problemas mais comuns, estão eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela, ou até mesmo combustível adulterado. É isso mesmo: combustível adulterado também pode dar problemas no sistema de injeção eletrônica. Afinal, esse sistema é feito para regular a medida perfeita entre combustível e ar.
As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica. ... Os problemas mais comuns da luz de injeção acesa, diagnosticados pelo scanner são: eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela ou até combustível adulterado.
No sistema monoponto, é usado apenas um bico injetor e a injeção de combustível é feita dentro do TBI ou corpo de borboleta. Oposta a esse processo, a injeção multiponto é feita por mais de um bico injetor. Haverá bicos injetores de acordo com a quantidade de cilindros que existirem no motor.
Já na injeção direta é um sistema com tecnologia mais avançada e precisa, em que o combustível é injetado dentro dos cilindros - ou seja, a mistura acontece dentro da câmara de combustão. E Isso acontece a uma pressão bem mais elevada, de 150 a 200 bar, que acaba pulverizando o combustível em escala microscópica.
O tempo de injeção (TI), por sua vez, é medido em mili-segundos e corresponde ao tempo que a válvula injetora (bico injetor) fica aberta, ou seja, o tempo que a Central (U.C.E) permanece com o bico energizado para que o combustível seja pulverizado dentro da câmara de combustão.
O corpo de borboleta (também conhecido como TBI – Throttle Body Injection) controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro, auxiliando o funcionamento da marcha lenta e da aceleração. ... Por isso, é altamente recomendável que se faça a limpeza do corpo da borboleta.
Pois, então saiba: bico injetor e TBI não tem frequência de limpeza, não existe periodicidade para isso. Bico injetor e TBI só se limpam quando ficam sujos e essa sujeira se manifesta por um funcionamento irregular do motor, a marcha lenta variando, o carro espirrando ou tossindo.
- Para fazer a limpeza com o TBI ou carburador montado, desconecte a mangueira de entrada do filtro de ar. - Ligue o motor mantendo aceleração acima de 2.
só usem gasolina, oleo diesel e querozene...deixe o motorzinho de molho, com a haste mergulada no produto por alguns minutos para amolecer a borra e depois vire-o ao contrario e vá limpando com um pincel/escova até ficar totalmente limpo...
Passos para remoção do corpo de borboleta de aceleração
A limpeza de bicos injetores pode ser feita através de produtos específicos ou através de um ultrassom. A limpeza das válvulas injetoras pode ser realizada de duas formas: na máquina de limpeza de bicos através de um ultrassom ou através da aplicação de um produto específico.
Mecânica de carro, em geral, não é um assunto muito frequente entre as pessoas. ... Nesse caso, a limpeza do bico injetor se faz necessária, pois esse acúmulo de sujeira prejudica o consumo de combustível do carro e provoca falhas de aceleração no motor.
Por isso o teste é necessário”, explica Tedd. Após o tempo de limpeza, que pode variar de 5 a 15 minutos, é necessário remover o produto da limpeza de dentro das válvulas através de uma retro-lavagem (2c).
dois meses