Isquemia mesentérica aguda consiste na interrupção do fluxo sanguíneo intestinal secundário a embolia, trombose ou estado de baixo fluxo. Causa liberação de mediadores, inflamação e, por fim, infarto. A dor abdominal é desproporcional aos achados no exame físico.
O mesentério é uma dobra dupla do peritônio - como se chama o revestimento da cavidade abdominal - que une o intestino com a parede do abdômen e permite que ele se mantenha no lugar. Dessa forma, o estudo das funções deste novo órgão pode abrir caminho para novos métodos cirúrgicos do aparelho digestivo.
O mesentério (do grego μεσεντέριον) é um órgão em forma de leque que dá suporte ao jejuno e ao íleo. Faz parte do peritônio, sendo formado por tecido conjuntivo denso extraperitoneal, vasos sanguíneos, nervos e vasos e gânglios linfáticos.
Paniculite (ou Paniculites) é doença caracterizada por inflamação do tecido adiposo subcutâneo. Constitui múltiplos nódulos subcutâneos macios e recorrentes que podem se tornar progressivamente mais escuros e graves.
Qual é o tratamento? Paniculite mesenterica e uma doença rara devido a inflamação do mesenterio (agora considerado um órgão). O tratamento depende dos sintomas e quando necessário pode ser cirúrgico ou a base de corticoide e imunossupressão.
O que é paniculite? A paniculite (ou adiposite) é uma doença rara caracterizada por inflamação do tecido subcutâneo , a camada de gordura logo abaixo da pele . Essa camada é constituída por glândulas de gorduras separadas por septos, numa estrutura semelhante a “favos de mel”.
A gordura perirrenal está ligada com a gordura que existe no seio renal, e é conectada à mesma no hilo. Ela envolve o rim e a glândula suprarrenal completamente, possuindo basicamente a mesma função da gordura pararrenal.
Há muitas causas para a paniculite. Infecções são as causas mais comuns. Outras causas incluem temperaturas baixas, lesão, lúpus eritematoso sistêmico, distúrbios do pâncreas e deficiência de alfa1-antitripsina.