A ponta de prova preta deve ser ligada sempre ao borne COM (Terra/Negativo) e a ponta de prova vermelha deve ser ligada ao borne do meio.. A ponta de prova vermelha deve ser ligada sempre ao borne do meio, exceto quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 mili-ampéres.
Tensão elétrica: selecione a escala de grandeza em volts, utilize as pontas de prova na posição a seguir: ponta preta do terminal COM e ponta vermelha no terminal V/?. Assim que as pontas encostarem no terminal analisado, o resultado surgirá no leitor.
Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.
O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente U=12,60V conforme indicado na figura e depois com o motor funcionando, que deve ser aproximadamente U=14 V,em seguida desligue o cabo negativo da bateria (Foto 1).
Para checar se as suas instalações elétricas estão causando fuga de corrente, primeiro confirme que você está devidamente calçado com sapato isolado, isto é, com solado de borracha. Depois, desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes. Então, verifique se o disco do medidor continua girando.
Leia e descubra se algum deles se encaixa no seu caso.