O tratamento normalmente envolve o seguinte:
5 dicas de como aliviar as dores
Afinal, o dente siso inflamado pode ser extraído? Não. De acordo com a especialista, a cirurgia de extração dentária não é a melhor solução para tratar um dente siso inflamado. “Na grande maioria dos casos, é necessário que o profissional prescreva medicamentos previamente à cirurgia.
A compressa com gelo ou bolsa térmica gelada nas primeiras 24 horas também é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço proveniente da extração. Outra recomendação é evitar a exposição ao sol e não fazer o consumo de álcool e tabaco antes da retirada dos pontos.
– Fazer bochecho com água quente e uma pitada de sal ajuda a reduzir a dor, repita por algumas vezes ao dia. – Faça compressas quentes no lado que está doendo para provocar alívio. – Caso esteja com a gengiva muito inflamada, também pode colocar gelo no local para reduzir a inflamação.
Mesmo assim, se após a remoção dos pontos o local voltar a doer ou a ter edema até 10 dias depois, é importante procurar o dentista responsável para uma reavaliação de uma possível infecção ou alveolite (infecção do alvéolo, ou seja, do interior do osso onde o dente se encontrava alojado).
Bochechos com água morna e sal Para diminuir a dor do dente siso, uma receita caseira muito eficaz é a mistura de água morna com sal. A combinação desses ingredientes simples é perfeita para higienizar a boca e aliviar o inchaço que afeta a região gengival.
O motivo da dor "Ao tentar romper a gengiva causam dor, inflamação e até infecção". O especialista ainda afirma que em algumas situações não existe espaço suficiente para esses parceiros bucais, sendo necessário realizar a sua remoção.
Essa inflamação é conhecida como pericoronarite e apresenta os seguintes sintomas:
Isso leva à inflamação denominada pericoronarite e pode gerar muita dor, dificuldade de abertura da boca (trismo), edema (inchaço) e provocar mau hálito no paciente, conforme Diego explica. “Em alguns casos, o processo também pode gerar cáries, tanto no siso quanto no elemento dentário adjacente.”
Chamados de "terceiros molares", esses quatro dentes começam a irromper através da pele como qualquer outro dente, podendo causar dor. Porém, os dentes do siso são muito mais propensos a crescer em um ângulo incorreto - até mesmo de lado - causando impacção, e a dor pode irradiar para os dentes que estão na sua frente.
Em geral, quando o dente siso começa a nascer, o paciente sente um forte incômodo na região. Até então, é normal, uma vez que o dente siso pressiona a gengiva para nascer. O problema ocorre de fato quando a dor permanece após o dente estar aparente.
Geralmente em torno dos 20 anos de idade, as raízes dos sisos já se encontram totalmente formadas, e o dente pode ou não esta presente na arcada dentária, ele pode estar totalmente incluso no osso ou parcialmente (o que chamamos de dente semi incluso).
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.
De acordo com a profissional, existe sim a possibilidade de um quinto siso entrar em cena. Só que, dependendo da situação, esses molares se mantêm escondidos e, muitas vezes, o paciente não sabe que tem um dente a mais.
Normalmente, demora cerca de 1 mês para o dente permanente nascer, porém, se não surgir mesmo após 1 ano, pode ser necessário colocar uma contenção, para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Quando existem 4 sisos, o dentista pode extrair todos de uma vez? Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico.
Todo mundo precisa extrair o siso – MITO Nem todo mundo. Quando os dentes do siso não comprometem a arcada dentária, nem causam dor ou desconforto no paciente, pode não ser necessária a extração.
É preciso analisar radiograficamente os dentes para dar uma resposta exata, mas, no geral, esses dentes podem ser removidos todos em uma única sessão. Os cuidados pós-operatórios devem ser seguidos conforme seu dentista indicar. Seguindo direitinho você não terá nenhum problema.
Na maioria dos casos é possível extrair um dente e colocar prótese no mesmo dia com tranquilidade. Na realidade, essa é a melhor conduta a se tomar para que se tenha o menor impacto possível na rotina da pessoa.
Casos em que a extração do siso pode ser complicada