No Brasil, a arquitetura privilegiou a simetria, como ocorreu nas esculturas de Aleijadinho, o mais famoso artista barroco brasileiro. Em suas obras, a dualidade mostrou-se ao aliar a simetria (razão) com a temática religiosa (fé).
Principais Autores Barrocos do Brasil
Arte barroca brasileira: características Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
São elas:
O Barroco no Brasil foi o estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento. ... Nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho e Mestre Ataíde.
Por ter se iniciado na Itália, o estilo barroco está fortemente associado à cultura desse país. De forma geral, a pintura italiana desse período prezava por uma composição baseada na distribuição diagonal do elementos e cenas com grandes contrastes de claro-escuro, o que valorizava o caráter sentimental.
Resposta. Resposta: Vermelho escuro, verdes e azuis são típicos na pintura de Caravaggio, Rembrandt e Vermeer, e, quando os tons terrosos eram usados, geralmente eram profundos e luminosos.
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.
Em resumo, ambas possuem temática religiosa e tem como intuito adornar os espaços. Porém, a arte sacra é produzida para fazer parte dos cultos divinos ou rituais religiosos. ... Se está inserida num local relacionado aos cultos sagrados, ela é considerada uma arte sacra.