Si menor (abreviatura no sistema europeu Si m e no sistema americano Bm) é a tonalidade que consiste na escala menor de si, e contém as notas si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol, lá e si.
O acorde de Si menor (Bm) é um acorde muito útil para diversas músicas, mas pode ser difícil de tocar se você for iniciante, pois exige uma pestana. Em outras palavras, é necessário segurar múltiplas cordas com um dedo só.
Para transforma um acorde maior e acorde sustenido basta subir todas as notas um semitom. Ou seja, todas as notas naturais do acorde serão notas sustenizadas.
1 – TODO ACORDE é formado por 3 notas + as possíveis alterações. Use sempre a ESCALA MAIOR (Diatônica), mesmo se for montar um acorde menor. O Iº grau será a TÔNICA ou BAIXO do Acorde. O 3º grau define se o acorde é MAIOR ou MENOR.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
Acorde menor é um acorde formado por uma tríade menor: a primeira, a terceira e a quinta notas de uma escala menor natural, ou seja, tônica, terça menor e quinta justa. ... A escala menor possui distância entre notas de: tom - semitom - tom - tom - semitom - tom e tom.
ESCALA MENOR DE SI: COMO TOCAR?
Portanto, o acorde de Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e Sol. Basta que você aperte (ou deixe soar) essas notas no seu instrumento que você terá o acorde de Dó maior. Portanto, o acorde de Fá menor é formado pelas notas Fá, Lá bemol e Dó. É assim que se forma um acorde.
Confira abaixo:
Repare que no acorde de DÓ MAIOR tocamos cinco notas (pois não tocamos a 6ª corda do violão). Dessas cinco notas duas se repetem, temos então apenas três notas distintas: DÓ, MI e SOL. Essas três notas juntas formam o acorde de DÓ MAIOR, e o nome dado ao acorde formado por três notas é TRÍADE.
Para montar um acorde com sétima usaremos sempre a tríade do acorde que queremos transformar em acorde com sétima. No exemplo do acorde de C teremos as notas C – E – G formando sua tríade. Acrescentando a sétima nota ficaremos então com C – E – G – B que são as notas que formam o acorde de C7M.
Significado de Tríade substantivo feminino Conjunto de três pessoas ou coisas; trindade. [Música] Acorde composto por três sons.
O importante é saber que tríades e tétrades são as notas principais do acorde, conhecidas como “notas de acorde”. Nos estudos mais adiante, você entenderá que essas são as notas que caracterizam uma função harmônica. Por enquanto, é suficiente saber apenas que as tétrades são a coluna vertebral do acorde.
A categoria central revela que a tríade EPS, segurança e qualidade é a linha condutora do processo de interação profissional nas instituições hospitalares. A gestão da EPS não foi revelada isoladamente, visto que a EPS, a segurança do paciente e a qualidade assistencial apresentaram um movimento de interdependência.
substantivo feminino Grupo ou arranjo de quatro coisas. Algo composto de quatro partes.
Cada tríade recebe o nome da sua nota fundamental. A escala de Dó Maior tem três tríades maiores (Dó Maior, Fá Maior e Sol Maior); três menores (Ré menor, Mi menor e Lá menor); e, uma diminuta (Si diminuto).