Água salgada resfria o aço quente mais rapidamente do que água pura, porque o sal faz as bolhas estourarem mais rapidamente. Porém, deve ser lavada imediatamente, pois pode corroer o aço mais rápido que a água fresca. Óleo mineral, óleo de caroço de algodão e óleo de baleia resfriam o aço mais lentamente do que água.
Normalmente, o aço 1020 não adquire têmpera, pois a sua composição faz com que se forme perlita durante o resfriamento do material austenitizado, mas sendo submetido à cementação, é possível transformar uma camada superficial em martensita, em virtude do enriquecimento de carbono nessa região durante o processo.
O aço sae 1020 é um dos aços ao carbono mais comum utilizado como aço para cementação com excelente relação custo benefício comparado com aços mais ligados para o mesmo propósito. Possui excelente plasticidade e soldabilidade.
O aço inox é composto por ferro, carbono, cromo, titânio, entre outros elementos. Já o aço carbono é composto por ferro e carbono, basicamente. ... Dessa forma, a principal diferença é que o aço inox possui muito mais resistência contra ferrugem e corrosão em relação ao aço carbono./span>
Acontece que os aços com maior teor de carbono têm maior tendência a oxidar com umidade, por isso o aço inox foi desenvolvido, para que aguentasse mais tempo sem aparecer as manchas de uso na lâmina. Como tudo, isso tem sua contrapartida, que é a redução da dureza Rockwell para a casa dos 50 e poucos pontos.
A classificação SAE (Society of Automotive Engineers – EUA |Sociedade de Engenheiros Automotivos – BR) é um sistema de identificação de 4 ou 5 dígitos baseada na composição química do aço, como um código que atesta quais elementos estão presentes na liga./span>