Em 1700, um médico italiano chamado Bernardino Ramazzini, publicou um trabalho sobre doenças ocupacionais chamado De Morbis Artificum Diatriba (Doenças do Trabalho), no qual relacionou os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados nas atividades exercidas por ...
Em 1700, foi publicado, na Itália, um livro, cujo autor era um médico chamado Bernardino Ramazzini, nesta obra, Ramazzini descreve cinqüenta profissões distintas e as doenças a elas relacionadas. Ficando conhecido como o “Pai da medicina do Trabalho”. ...
A sigla para Norma Regulamentadora remonta aos primórdios das leis trabalhistas brasileiras, nascidas a partir da lei nº 6.
Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção. Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa e determinar fatores de riscos de acidentes.
O que é segurança do trabalho e para que serve? Segurança do trabalho é uma ciência que analisa fatores de risco e causas de acidentes, durante o exercício do trabalhador. ... Ela atinge sua finalidade quando consegue proporcionar a ambos, empregado e empregador, um ambiente de trabalho saudável e seguro […]”.
A higiene no trabalho conhecida também como higiene ocupacional ou higiene industrial possui quatro principais objetivos, são eles:
A Higiene no Trabalho é a ciência cujos objetivos são reconhecer, avaliar e controlar os riscos provenientes do trabalho. Esses riscos são fatores decorrentes do ambiente ou processos produtivos utilizados que podem provocar acidentes e afetar a saúde, o conforto ou a eficiência do trabalhador.
A higiene e saúde no trabalho procura combater de um ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, procurando eliminar ou reduzir os riscos profissionais.
A Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. São agentes ambientais que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores.
A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A antecipação do risco; Essa fase tem como objetivo realizar a avaliação de riscos potenciais e estabelecer medidas preventivas antes que um determinado processo industrial seja implementado ou modificado.
QUAIS OS FUNDAMENTOS DA HIGIENE OCUPACIONAL?
1) Antecipação A antecipação é considerada uma abordagem ideal para a prevenção de riscos, pois inclui: avaliação dos efeitos sobre a saúde dos trabalhadores e impacto ambiental, antes da concepção e da instalação do processo/atividade, através de: tecnologia mais segura e mais limpa ("produção mais limpa");
Podemos citar alguns exemplos de riscos ambientais:
Classificação dos riscos ocupacionais por cor
Para a eliminação, minimização ou controle dos riscos, as medidas de controle devem ser obedecidas na seguinte hierarquia: Medidas de Proteção Coletiva (EPC); Medidas Administrativas ou de organização do trabalho; Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
O mapa deve ser colocado em um local visível para alertar aos trabalhadores sobre os perigos existentes naquela área. Os riscos serão simbolizados por círculos de três tamanhos distintos: pequeno, com diâmetro de 2,5 cm; médio, com diâmetro de 5 cm; e grande, com diâmetro de 10 cm.
a intensidade do risco de acordo com a percepção dos trabalhadores representada por tamanhos proporcionalmente diferenciados de círculos. Ou seja, Riscos Pequeno, Médio, Grande, representados por círculos proporcionalmente maiores.
vermelho — químicos: poeira, névoas, neblinas, vapores, gases; amarelo — biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitas; azul — ergonômicos: trabalho em turno, noturno, jornadas prolongadas, levantamento de peso; marrom — de acidentes: máquinas e equipamentos sem proteção, eletricidade, armazenamento inadequado.
As inspeções de segurança gerais devem ser repetidas em intervalos regulares. Em empresas que não contam com uma equipe de serviços especializada em segurança e medicina do trabalho, o cumprimento deve partir dos integrantes da CIPA.