As temperaturas altas afetam a viscosidade da ganache. Se estiver calor o suficiente para amolecer ou derreter o chocolate fora da geladeira na cozinha, coloque 60 a 85 g a mais de chocolate na receita.
Despeje um pouco da ganache e use a espátula de bolo para espalhar a cobertura. Essa primeira camada pode ser aplicada com a ganache ainda quente e mais fluida. Espere uns minutos até o restante da ganache no recipiente esfriar um pouco para continuar cobrindo o bolo. Espalhe até ficar homogêneo.
Se quiser raspas bem grandes o melhor é usar um cortador de metal redondo, com ele você consegue as maiores. Para modelar as raspas com a espátula você pode derreter o chocolate e despejar numa mesa, e ir passando a espátula até começar a endurecer, quando começar a endurecer você modela as raspas.
Como fazer raspas de chocolate com um descascador de legumes!
Enrole uma folha de papel-manteiga ao redor do rolo. Fixe o papel no rolo com fita adesiva, ou elásticos, em ambas as extremidades para manter o papel no lugar. Prepare a superfície sob o rolo com uma grande folha de papel-manteiga para aparar todo o chocolate escorrendo. Faça as raspas.
Basta misturar 3 partes de cobertura com 1 parte de açúcar impalpável: corte a quantidade desejada de Raspar & Cobrir e aqueça-a trabalhando com as mãos, acrescentando o açúcar aos poucos.
Para tirar raspas, trabalhe sempre com a barra ligeiramente aquecida (28 °C a 29 °C). Faça isso deixando-a em um ambiente mais quente na cozinha durante 2 a 3 horas, ou colocando-a rapidamente em micro-ondas (cerca de 10 segundos). Aperte-a levemente com as pontas dos dedos para ver se está mais macia.
Utilize sempre um termômetro culinário para garantir que o manuseio foi correto e veja aqui a técnica para derreter a cobertura com facilidade! Veja aqui como fazer o derretimento Derretimento: 45 °C a 50 °C Temperatura de uso: 38 °C.
Se o chocolate branco ainda não derreter depois de mexê-lo por um minuto ou mais, você pode continuar aquecendo ele no micro-ondas em intervalos de 30 segundos com 50% da potência do aparelho. Mexa o chocolate branco entre os intervalos para dar a ele a chance de derreter fora do micro-ondas.
BANHO MARIA Desligue o fogo e coloque dentro deste recipiente, um refratário com chocolate picado. Mexa até o chocolate derreter. Se a água esfriar e o chocolate não tiver completamente derretido, tire o refratário com o chocolate da água e volte a aquecê-la.
Cubra o fundo queimado da panela com água quente e coloque detergente de lavar louça. Em seguida, tampe a panela e ferva em fogo baixo. Quando a água borbulhar, desligue o fogo, espere esfriar e esfregue a comida grudada com uma escova ou palha de aço.
A manteiga de cacau endurece a 5°C, e fica totalmente líquida a 36°C. Quanto mais tempo o chocolate for armazenado, e quanto maior for a temperatura, maior a chance de aparecer o fat bloom. Por isso, a cor branca na superfície muitas vezes é tomada como um sinal de chocolate velho ou estragado.
O Chocolate é muito sensível à variação de temperatura, por isso, se ele for exposto ao calor excessivo ou a uma temperatura muito baixa ele pode alterar a sua característica, ficando com a coloração esbranquiçada ou textura esfarelada.
Posso comer um chocolate esbranquiçado? Sim, não muda nada no valor nutricional e não é nenhum sintoma de problema. Apenas houve essa oscilação de temperatura. Mas você também pode recuperar o brilho e textura do chocolate derretendo e moldando novamente – explico como fazer isso aqui.
O chocolate em si costuma ter validade vários de meses, se bem armazenados. Já os bombons e barras recheadas tem suas validades baseadas nos recheios, que muitas vezes levam matérias-primas perecíveis como creme de leite, portanto estamos falando de apenas alguns dias.
Se boiar, está podre e tem que descartar. Esses também são alimentos duradouros e que mesmo após a data de vencimento podem ser consumidos sem problema algum. Como são alimentos secos, não há risco de mofo. O chocolate, por sua vez, se mantém bom até dois anos após a data de validade.
Eles foram ousados nos prazos permitidos, garantindo segurança de uma a duas semanas a partir do término da validade – dependendo da forma como foi conservado. Um iogurte líquido, por exemplo, duraria de 7 a 10 dias (após o fim da data de consumo) na geladeira. O prazo no freezer aumenta para 1 a 2 meses.
Primeiro motivo - e mais óbvio - é que ninguém vai comprar óleo vegetal vencido por motivos de saúde e perigo de contaminação. O segundo é que o descarte deste material não pode ser feito de qualquer forma.
Chá: assim como o café, o chá vencido pode perder as propriedades; Leite de caixinha: pode ser consumido contanto que esteja com cheiro e aparência normais; Enlatados e conservas: produtos desse tipo foram feitos justamente para durarem bastante e podem ser consumidos tempos depois de sua produção.