Valorização do realismo nas formas. Os artistas greco-romanos, principalmente os escultures, buscaram representar os seres humanos e a natureza com grande riqueza de detalhes. ... Também marcadas pelo aspecto realista, eram realizadas com cores vivas de grande beleza estética.
Chamamos de arte greco-romana as manifestações artísticas, que tiveram início na Grécia Antiga e sua absorção e desenvolvimento na civilização romana.
A Arte Grega Eram racionais e antropocêntricos e seus atos eram norteados por esses princípios. Buscavam representar, através da pintura em vasos de cerâmica, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas mitológicos e desportivos.
as pinturas gregas, normalmente, representam fatos relacionados à mitologia, atletismo ou a vida cotidiana; os vasos eram pintados em vermelho e preto. Já as pinturas romanas abordavam cenas da natureza de maneira mais natural e com noção de profundidade.
A arte egípcia está fortemente relacionada à religiosidade, seu papel principal é agradar aos deuses. Enquanto a arte grega apresenta características antropocêntricas, mesmo quando representam deuses atribuem a eles características humanas, há a valorização do belo.
SEMELHANÇAS: As estátuas gregas continham representações históricas, mitológicas e religiosas, além de figuras políticas. Os temas egípcios eram um pouco mais limitados como deuses e faraós. ... Por outro lado, as esculturas gregas frequentemente passavam a ideia de movimento.
A escultura romana era utilizada como manifestação das sociedades de mais alta classe no Império Romano, em casas, vilas e como modo de promover a política. ... A escultura grega tem caráter realista, que enaltece nervos, músculos, pele, sentimentos e expressões de cunho religioso, além de tratar do meio esportivo.
A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.