Uma função é sobrejetora quando seu contradomínio e imagem são o mesmo conjunto. Em outras palavras, uma função é sobrejetora quando todos os elementos do contradomínio estão relacionados a, pelo menos, um elemento do domínio.
Para averiguar se a função é sobrejetiva, devemos verificar se Im(f)=CD(f). O Contradomínio é o conjunto B, devemos então determinar quais são as imagens da função f. Veja que de fato o conjunto Im(f) é igual ao conjunto B (contradomínio da função), sendo assim podemos afirmar que a função é sobrejetiva.
Na função sobrejetora, todo elemento do contradomínio de uma é imagem de pelo menos um elemento do domínio de outra. Em outras palavras, numa função sobrejetora o contradomínio é sempre igual ao conjunto imagem. No diagrama acima temos que o domínio dessa função sobrejetora reúne os elementos {-2, -1, 1, 3}.
Podemos representar graficamente uma função usando vários tipos de gráficos: gráficos de barras, correspondência ou relação entre conjuntos, gráfico cartesiano. ... Os gráficos cartesianos permitem visualizar "a forma" geométrica de uma função e as suas principais características.
Intuitivamente, dizemos que uma função é contínua na reta quando o seu gráfico é representado por uma curva sem quebras que pode ser traçada sem tirar o lápis do papel. O gráfico da função deste exemplo apresenta uma "quebra" ou "salto" no seu traçado, no ponto x = 1.
A função ao lado, que apresenta sua imagem geométrica na forma de uma reta, também é denominada bissetriz dos quadrantes ímpares, pois passa pelo eixo (0,0), dividindo dois quadrantes ao meio. Além da estrutura mais geral da função do 1º grau, y = f(x) = ax + b, temos uma estrutura mais simples, do tipo y = f(x) = ax.
Para sabermos se o gráfico é de uma função ou não, podemos utilizar o método da reta vertical. ... Se essas retas interceptarem em apenas um ponto da curva, então o gráfico é de uma função. Caso alguma reta intercepta a curva em dois ou mais pontos, então o gráfico não é de uma função. No item a) temos uma reta.
Se um gráfico como os que foram apresentados não cumpre esses requisitos, então ele não pode ser considerado uma função. Nesse caso, o único gráfico que cumpre esses requisitos e que pode ser considerado como representante de uma função é o número IV.
Resposta. O primeiro gráfico corresponde à função real definida por f(x) = ax + b, em que a > 0 e b < 0. É importante sabermos que o gráfico da função f(x) = ax + b é uma reta.