Consequências do Imperialismo na África A imposição de cultura e crenças e a dominação do homem branco sobre o negro deixaram cicatrizes no tecido africano. Tensões raciais até hoje são comuns, brigas armadas e tráfico humano continuam a ocorrer.
Resposta. Resposta: Os europeus fizeram da África a fonte de matéria prima que a Europa precisava principalmente porque ela se industrializava. Repartiram o continente de acordo com os interesses do colonizador.
No caso da Ásia algo semelhante ocorreu, com uma divisão de partes do território da China e da Índia (hegemonicamente britânicas). O resultado foi morte, perseguição, exploração da mão de obra e a instalação de ditadura que retiraram a liberdade e impediram movimentos de independência e autonomia locais.
História Geral O termo imperialismo é utilizado para referir-se às práticas da política em que uma nação buscava promover uma expansão territorial, econômica e/ou cultural sobre outra nação.
O colonialismo foi uma dominação direta, econômica e política, principalmente sobre territórios americanos, africanos e asiáticos. ... O imperialismo se caracteriza, especialmente, por uma dominação econômica, onde os chefes políticos locais conservavam uma parcela do seu poder.
O neocolonialismo consiste na dominação de um país, mais poderoso econômica e politicamente, sobre outro, menos desenvolvido. ... Já o imperialismo caracteriza-se pela política de expansão territorial, cultural e econômica, m diferentes regiões geográficas, registrada em diversas fases da história da humanidade.
O termo é a menor unidade de representação do conceito e, como tal, indivisível na indexação e nos tesauros. É impróprio, portanto, do ponto de vista conceitual, falar-se de 'termo simples' ou 'termo composto' na elaboração de tesauros ou na indexação. O termo é a designação do conceito.
"No colonialismo, os objetivos eram os produtos tropicais, valiosos na Europa e portanto interessantes para manutenção da balança comercial favorável, e os metais preciosos. Já no neocolonialismo, os objetivos são matéria-prima, mercados consumidores e mão-de-obra barata", diz o professor.