Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, num sentido e depois no outro. Eleve um dos braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício com o outro membro.
Rotação cervical Você deve girar a cabeça para um dos lados em direção ao ombro e depois realizar o mesmo movimento para o lado oposto. Pode ser feita em várias repetições de cada lado, o mais indicado vai de 5 a 10 repetições.
A terapia manual apresenta técnicas muito eficazes: alongamentos, pompagem, tração e manipulação cervical mínima (Técnica de Maitland). A associação ponderada e correta determina o sucesso ou fracasso do tratamento. É comum que os pacientes com tontura proprioceptiva cervical apresentem diminuição de força muscular.
Algumas pessoas apresentam tontura que parece estar relacionada com o pescoço. Isto é chamado de vertigem cervicogênica (VC) e significa que os sintomas da tontura são provenientes da coluna cervical.
Problemas na coluna cervical podem causar tonturas? Sim. As contraturas da musculatura do pescoço podem gerar tonturas devido a compressão de estruturas do sistema nervoso periférico. Uma avaliação médica antes de se submeter a qualquer tratamento é fundamental.
Portanto, qualquer problema no pescoço pode estar associado a tonturas. Há, no entanto, a necessidade que seu otorrino ou otoneuro avalie essa participação do pescoço na sua tontura. A esse grupo de doenças chamamos de Síndromes Cervicais.
Tontura frequente pode ser sintoma de várias doenças ou efeito colateral de uso de medicamentos, ainda mais quando é acompanhada por enjoo, dor de cabeça, dor na nuca ou sensação de desmaio.
"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.
Precisa fazer o diagnóstico correto, pois pode ser uma labirintite, um hipotireoidismo,anemia e até depressão. Procure um clínico e faça os exames. Pode ser sim, mas precisa de uma avaliação com otorrinolaringologista para um exame físico adequado e afastar alterações como da tireóide, colesterol, anemia e outras.
A dor posterior no pescoço é uma queixa comum, que acontece principalmente como uma consequência da má postura, como ao usar o computador ou ficar curvado em uma bancada. Artrite e outras doenças reumáticas também podem causar dor no pescoço. Em alguns casos, a dor no pescoço pode ser sintoma de um problema mais sério.
As tonturas, principalmente a vertigem, podem vir acompanhadas de enjoo. Fatores como pressão alta, ansiedade e estresse podem ser os causadores dessas duas complicações. Tontura e enjoo também podem indicar gravidez. Isso porque, entre as primeiras semanas e os 3 meses, é comum que a mulher tenha esses sintomas.
Durante o primeiro trimestre da gravidez, seu sistema circulatório age mais rápido para permitir que o sangue alimente seu bebê. Isso significa que sua corrente sanguínea começa a trabalhar horas extras e, durante o segundo trimestre da gravidez, a pressão nos vasos sanguíneos pode causar tonturas e desconforto.
A tontura na gravidez é um sintoma muito comum que pode surgir desde a primeira semana de gestação e ser recorrente ao longo de toda a gravidez ou acontecer apenas nos últimos meses e normalmente está relacionada com a diminuição da pressão arterial devido ao peso do útero sobre os vasos sanguíneos.
Tonturas e dor de cabeça As tonturas são um sintoma que ocorre por causa da queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue e da má alimentação devido aos enjoos e vômitos frequentes. Elas surgem logo nas primeiras 5 semanas de gravidez, mas tendem a diminuir a partir da 20ª semana de gestação.
14 sintomas de gravidez iniciais
Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:
O que fazer em caso de desmaio na gravidez Se você está tendo sensação de desmaio experimente ficar sentada com a cabeça inclina para frente ou deitar de lado, respirando de forma lenta e profunda porque isso melhora a sensação de fraqueza e desmaio.
1Tonturas, vertigens e até desmaios são comuns de ocorrer durante a gravidez, muitas vezes por causa da queda da pressão arterial. 2As alterações hormonais e a necessidade de aumento do fluxo sanguíneo são as principais causas da hipotensão durante a gravidez.
A pressão baixa na gravidez pode causar sintomas como sensação de fraqueza, visão embaçada, tonturas, dores de cabeça e em casos mais graves, sensação de desmaio. Confira ainda um ótimo remédio caseiro para pressão baixa, que pode ser usado durante a gravidez.
Para controlar a pressão na gravidez é necessário mudanças no estilo de vida e da alimentação, tais como:
A doença pode evoluir para eclâmpsia e comprometer a vida da mãe e do bebê. Pois, ela ocasiona lesões em órgãos como rins, fígado e até no sistema nervoso central. Ela pode, ainda, causar convulsões e inchaços, além de antecipar o parto, fazendo o bebê nascer prematuro.
O tratamento farmacológico inicial de escolha para hipertensão na gestação é feito com Metildopa, pois é a droga mais estudada e sem efeitos adversos para o feto. A dose inicial é de 250mg, duas a três vezes ao dia, aumentando a cada 2 dias conforme necessário, utilizar até de 6 em 6 horas (dose máxima de 3000 mg/dia).