Como instalar o DPS no padrão de entrada? O local para instalação do DPS deve ser na mesma estrutura em que está alojada a caixa de entrada de energia elétrica.
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
Como Fazer:
Encontrado o fator de demanda, vamos multiplicar o mesmo pela potência ativa da iluminação, o resultado encontrado é em KW, porém precisamos do resultado em KVA, para isso basta dividirmos o resultado pelo fator de potência, que no caso da iluminação é 1,0.
Poste padrão é necessário para a ligação da energia elétrica
As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V. Se usarmos a rede de 110 V (Voltagem), para obter os 4400 W (Potência) a corrente deverá ser de 40 A (pois 40 x 110 = 4400 W).
Por que os fios que conduzem energia em postes não são encapados? ... São enrolados e, por ocuparem menos espaço no poste, não precisão de cruzetas no poste, além de economizar isoladores. Alguns são usados separados por cruzetas em forma de "X".
Porque a borracha e o plástico (dependendo do qual plástico) não puxam a eletricidade, diferente de outros materiais. Por isso,os fios elétricos podem receber a umidade da chuva sem dar curto circuito.
Maritacas cortam fios elétricos para fazer ninhos e interrompem o fornecimento de energia.
A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia.
Porque quando o passarinho pousa na rede elétrica as duas patas do bicho ficam apoiadas no mesmo fio. “Nessa situação, não passa nenhuma corrente pelo corpo da ave e ela pode descansar tranqüila.
Ao tocarem o fio elétrico em dois pontos distintos, os pássaros não tomam choque porque não ocorre diferença de potencial para gerar corrente elétrica.
Resposta. Explicação: Não.Na verdade eles não correm o risco de serem eletrocutado simplesmente pq a distancia entre os pés do animal não é suficiente para gerar uma diferença de potencial(DDP)cspaz de eletrocuta.
É comum observarmos pássaros, em repouso, sobre fiosde alta tensão, sem que sejam eletrocutados ou que sofram queimaduras. (A) os pássaros não oferecem resistência à corrente elétrica. (B) os pássaros são aves consideradas perfeitamente isolantes. (C) os pássaros escolhem fiação elétrica que não estão emuso.
É mais letal colocarmos nossos dedos na tomada de 127 V do que ficarmos nos fios de 13 kV igual aos pássaros. O que causa morte, em se tratando de eletricidade, é a corrente elétrica, não a tensão (por mais que ambas estejam interligadas pelo Lei de Ohm). ... Essa corrente percorrendo nosso corpo é letal.