QUANTO AO NÚMERO DE HIDROGÊNIOS
Com base na definição de Arrhenius, a fórmula dos ácidos apresenta um padrão característico, que é HyX. Dessa forma, o que diferencia um ácido de outro, em relação às suas fórmulas, é o tipo de ânion (X) e a quantidade de hidrogênios (y).
Para saber se um hidrogênio é ionizável, levamos em consideração a classificação do ácido em hidrácido (não possui oxigênio na sua composição) ou oxiácido (possui oxigênio na sua composição). Todo hidrogênio de um hidrácido é considerado ionizável.
é possível medir a capacidade de ionização do hidrogênio a partir de quantos cátions de hidrônio são gerados quando em solução aquosa. tornando a solução mais ácida ou básica dependendo desta dissociação, sendo mais ácido quanto mais cátios de hidrônio.
Hidrogênios ionizáveis são os átomos que se transformam no íon hidrônio (H+) quando um ácido é misturado com a água. Hidrogênios ionizáveis são todos os átomos presentes em uma molécula de um ácido inorgânico ou orgânico, os quais, quando em água, transformam-se no cátion hidrônio (representado por H+ ou por H3O+).
H3PO3 – ácido fosforoso: diácido (2 Hidrogênios ionizáveis) H3PO2 – ácido hipofosforoso: monoácido (1 Hidrogênio ionizável)
O H3PO3 é um diácido. Apesar da aparente semelhança com o ácido fosfórico, H3PO4, o H3PO3 possui apenas dois átomos de H ionizáveis. Em ambos os casos, apenas os H ligados aos átomos de O podem ser ionizados. No H3PO3, 2 átomos de H estão ligados a átomos de O, e 1 átomo de H está ligado ao átomo de P.
Para que o hidrogênio seja ácido, tem que estar ligado diretamente ao oxigênio. No H3PO2 somente um dos hidrogênios se liga diretamente ao oxigênio, por isso é monoácido. No H3PO3 dois hidrogênios se ligam direto ao oxigênio, portanto é um diácido.
A força dos ácidos pode ser avaliada ainda por intermédio do cálculo do chamado grau de ionização, representado pela letra α. Para calcular esse grau, basta dividir o número de moléculas ionizadas pelo número de moléculas adicionadas na água inicialmente. Depois, basta multiplicar por 100 para formar uma porcentagem.
Para qualificar a força de um ácido (em ácido forte, moderado ou fraco) é necessário esclarecer uma importante propriedade das substâncias iônicas: a ionização....Ácidos fortes.
Para calcular o grau de ionização de um ácido, é fundamental o conhecimento de dois dados fundamentais:
O ácido acético é fraco, pois o seu grau de ionização é menor que 5%.
Para determinar o valor do Ki, é necessário fazer o seguinte: Passo 1: Montar a equação de ionização do ácido. Passo 2: Montar a expressão da constante de ionização do ácido acético. Passo 3: Determinar as concentrações de cada um dos participantes da expressão do Ki....Resolução:
O grau de dissociação das bases é uma grandeza matemática utilizada para determinar a capacidade de condução de corrente elétrica em uma solução que contém uma base. ... Assim, quanto maior o grau, mais a base irá dissociar e maior será a quantidade de íons liberados na água.