O recomendado é sempre executar uma sessão de aquecimento muscular antes de alongar”, explica Barros.
Mas, Marcelo explicou que a maior diferença entre os dois exercícios é que o alongamento serve, principalmente, para aumentar a flexibilidade e ativar a circulação do corpo. Por outro lado, o aquecimento tem o objetivo de preparar o corpo para determinada atividade física.
Devem ser movimentos suaves que respeitem os tempos marcados. É importante controlar o alongamento e a postura o tempo todo, sem fazer vaivéns nem rebotes, para que se obtenha um maior relaxamento com a menor atividade muscular e articular possível. Um alongamento nunca deve ser doloroso”, argumenta Alonso.
Por que ocorre esse encurtamento muscular? Umas das causas é a genética, algumas pessoas tem em seu DNA mais elasticidade que os outros, mulheres são mais elásticas que os homens, por exemplo.
Para realizar o teste é necessário deitar-se na posição decúbito dorsal (barriga para cima) e “abraçar” um dos joelhos, tentando manter a outra perna completamente esticada no chão. Caso a perna que não foi abraçada não fique completamente no chão, significa que existe uma deformidade e encurtamento muscular.
O ultrassom também é capaz de reduzir a calcificação, com ótimos resultados. Os analgésicos e anti-inflamatórios em comprimidos ou pomadas também podem ajudar a combater a dor mas nos casos mais difíceis, quando nenhum tratamento traz alívio dos sintomas, a cirurgia de artroscopia pode ser indicada.