O alto calor específico da água permite que grandes massas de água absorvam calor significativo durante o verão sem um rápido aumento na temperatura da água.
→ Propriedades específicas Como o próprio nome indica, são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado. Exemplos: densidade, pontos de fusão e ebulição e coeficiente de solubilidade.
Chamamos de propriedades organolépticas aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos: olfato, visão, paladar e tato. São elas: Cor, brilho, transparência, brilho, textura, odor e sabor.
As propriedades organolépticas como a cor de uma água é conseqüência de substâncias dissolvidas. Quando pura, e em grandes volumes, a água é azulada. ... O odor e o sabor de uma água dependem dos sais e gases dissolvidos.
A palavra Organoléptica origina do Grego: organon = organismo e letpos = que impressiona....As Propriedades Organolépticas dos Alimentos são:
As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material. ... Já as propriedades físicas são aquelas que são analisadas e coletadas sem que a composição do material se modifique.