A erosão do solo é um desgaste natural que acontece por causa da ação da água corrente, do vento ou de atividades humanas que resulta no desgaste ou na remoção do solo.
A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
Geografia. A erosão é um processo natural e presente na dinâmica do planeta há milhares de anos (tempo geológico). Esse fenômeno consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais altas para áreas mais baixas, ocasionando a sedimentação dos detritos.
A erosão hídrica compreende três fases físicas distintas: desagregação, transporte e deposição. A desagregação é o processo de quebra e individualização das partículas da massa de solo, sendo causada, basicamente, pelo impacto direto das gotas da chuva contra a superfície do solo e pelo escoamento superficial.
Algumas atividades feitas pelo ser humano, como as queimadas, revolvimentos do solo por tratores, exploração de encostas sem utilização de curvas de nível e desmatamentos podem intensificar esse processo, pois mexem na estrutura natural do solo, prejudicando fatores como a presença de microrganismos que servem como ...
Resposta. Alternativa letra C. Se trata de um fenômeno de velocidade distinta de desgaste das rochas, que se acelera em certas situações e é mais lento em outras.
Erosão. A erosão é um processo natural, porém pode ser intensificado pela atividade humana. Ela ocorre pela transformação e pelo desgaste do terreno devido à ação de agentes externos, como chuva, vento e sol. A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície.
A principal causa natural é a água! No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como a principal causadora. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento de terra.
Resposta. Porque ação da água atua tanto na decomposição das rochas (no intemperismo) quando a água desgasta a rocha de tanto bater nela, quanto no processo de transporte (erosão) já que os sedimentos das rochas podem ser transportados pela chuva e pelo rios.