O termo Lingüística Aplicada, doravante LA, surgiu em 1940 e logo após, segundo Bohn e Vandresen (1988), já fazia parte do quadro de disciplinas da Universidade de Michigan.
Linguística teórica X Linguística Aplicada A LA é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorar a prática nas disciplinas que usam a linguagem. A LA também já foi classificada como uma "atividade", em oposição à Linguística teórica, que é um "estudo".
Como podemos notar, a lingüística é de suma importância para o professor que ensina a Língua Portuguesa. Ela procura mostrar como as palavras podem ser usadas de modos diferentes pelas pessoas, em diferentes situações e como a escrita é uma situação particular que deve ser considerada.
iV PERGUNTA 1 Qual a importância da reflexão linguística na aula de Língua Portuguesa? a. Ajudar os alunos a memorizar as nomenclaturas gramaticais. ... Formar alunos que reflitam sobre os diferentes usos da linguagem.
O ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, após o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento.
Cabe ao ensino estimular a reflexão lingüística, para que o aluno tome consciência da língua e das suas possibilidades, estimulando-o igualmente à criatividade lingüística, orientando-o para a percepção de que os recursos para tal criatividade estão à disposição de todos, no sistema da língua.
Entendemos por educação lingüística o conjunto de fatores socioculturais que, durante toda a existência de um indivíduo, lhe possibilitam adquirir, desenvolver e ampliar o conhecimento de/sobre sua língua materna, de/sobre outras línguas, sobre a linguagem de um modo mais geral e sobre todos os demais sistemas ...
A importância das variações reside no fato de que elas são elementos históricos, formadores de identidades e capazes de manter estruturas de poder.
É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.
"É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a lingua em diferentes situações. Utilizar a língua como meio de expressão, informação e comunicação requer o domínio dos diferentes contextos de aplicação da língua. ... O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma.
adjetivo [Linguística] Que foi distribuído de maneira geográfica; diz-se de algum aspecto linguístico que se difundiu geograficamente; regional.