Digestão – os nematelmintos possuem um tubo digestivo completo, com boca e ânus, permitindo o animal ingerir alimentos que tenham partículas, que são processadas no interior do tubo digestivo. ... Tem uma cutícula espessa e pouco distensível, que nos parasitas, os protege da ação das enzimas digestivas do hospedeiro.
Os nematelmintos, também chamados nematódeos ou nemátodos, possuem sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. As cadeias nervosas são encontradas ao longo de todo o corpo do animal, uma situada na região ventral e a outra na dorsal, e são responsáveis pela ativação da musculatura.
O circulo evolutivo destes nematelmintos ocorre do seguinte modo: no intestino delgado do hospedeiro as fêmeas eliminam os ovos, que vão para o exterior junto com as fezes; de cada ovo origina-se uma primeira forma larval, que é denominada rabditoide: esta, após 3 dias, sofre a primeira muda, transformando-se em um ...
Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral.
Os animais triblásticos podem apresentar ou não celoma. Celoma pode ser definido como uma cavidade revestida pela mesoderme. É nessa cavidade que serão alojados os órgãos internos do animal. Os animais que não possuem essa cavidade são chamados de acelomados.
A mais importante vantagem da existência de um celoma é que os órgãos estão situados dentro de um invólucro flexível, no qual podem funcionar sem ter que resistir a pressões dos músculos circundantes. ...