Ao aplicar-se a bandagem sobre um músculo, ele pode ser estimulado indiretamente a relaxar-se ou ativar-se, de acordo com a forma de aplicação. Se aplicado no sentido da origem para a inserção do músculo o efeito será de tonificação ou ativação. Aplicando-se no sentido contrário, o efeito é relaxante.
A bandagem elástica fará a estabilização articular, permitindo a funcionalidade da área, porém impedindo movimentos ou posições que sejam lesivos para os pacientes. Essa técnica é muito utilizada por fisioterapeutas esportivos em atletas, em que a aplicação é realizada antes dos atletas praticarem seus esportes.
Esta aplicação da bandagem elástica é indicada para pessoas que caminham muito. Também para quem passa muito tempo de pé ou para quem usa salto alto com muita frequência e sofre com dores. Como esta aplicação necessita que a pessoa esteja sentada, com a perna esticada e a planta do pé elevada em posição de alongamento.
Cuidados na aplicação das bandagens terapêuticas No método Therapy Taping, estipula-se que na primeira aplicação o terapeuta deverá aplicar a bandagem sem tensão para que a pele possa se adaptar ao estímulo tátil (dieta sensorial).
Quais são as melhores kinesio tapes?
Como usar o Salonpas Emplastro? Lave e seque a área afetada. Retire o filme plástico e aplique o Emplastro Salonpas® na área afetada, de 2 a 3 vezes ao dia, evitando deixar cada emplastro por mais de 8 horas.
Durante o procedimento, o paciente conversa com o médico e pode relatar qualquer desconforto. Não existe corte. A infiltração é realizada com anestesia local; sedação pode ser utilizada a critério do paciente e do médico. O procedimento dura cerca de 30 minutos e, logo após, o paciente está liberado para ir pra casa.
É desejado manter repouso relativo por 24 horas após a infiltração. Após isso, você estará apto a retomar suas atividades de trabalho e lazer, de acordo com as orientações da sua equipe médica.
A ação dura em torno de 30 minutos e dependendo do estado do paciente e sua recuperação no hospital, pode voltar pra casa no mesmo dia. Porém, não poderá sair dirigindo. Alguns pacientes podem sentir fraqueza ou dormência nas pernas que pode durar em torno de 6 horas.
O efeito colateral mais frequente é a dor no local da infiltração após o término do efeito do anestésico local. Essa dor costuma melhorar nos primeiros dias. Riscos extremamente raros são dor de cabeça, punção dural, infecção, sangramento e piora dos sintomas.
Pacientes que recebem um bloqueio de raiz nervosa geralmente vem sentindo dor na perna, e o objetivo da infiltração é proporcionar alívio dessa dor. Ainda que temporário. Se seu médico indicou esse procedimento, você vai receber as orientações de internação pelo que chamamos de “Day Hospital” ou Hospital Dia.
A cirurgia de coluna é necessária quando o paciente não melhora dos seus sintomas através de outros tratamentos e nos exames de imagem identifica-se um problema que é tratável cirurgicamente.