Documentação Pedagógica não é só o registro do que observamos no fazer das crianças. ... Quando o educador registra sua prática e transforma os registros em documentos reveladores dos aprendizados das crianças, ele também tem diante de si as aprendizagens do seu saber pedagógico.
Para realizá-lo, o professor deve observar seus alunos, como se comportam, aprendem, reagem a novas situações e interagem com as outras pessoas. A partir dessas observações, faz um registro escrito, mas que pode conter fotos, vídeos e atividades feitas pelas crianças.
– Os registros não têm obrigatoriedade de serem feitos diariamente; – Devem ser feitos pelos próprios professores, em forma de narração; – O conteúdo da narração é de forma livre e espontânea. Assim, o registro deve ser uma reflexão da própria prática de ensino, tendo como principal foco a abordagem biográfica.
O registro representa muito mais que um roteiro de aula ou uma enumeração de atividades desenvolvidas com a turma. Escrever sobre a prática faz pensar e refletir sobre cada decisão que foi ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho diário e adequá-lo com frequência às necessidades dos alunos.
Como fazer um prontuário corretamente