A lei periódica foi desenvolvida de forma independente por Dmitri Mendeleev e Lothar Meyer em 1869. ... Em uma tabela periódica organizada em ordem crescente de número atômico, elementos com propriedades químicas semelhantes se alinham naturalmente na mesma coluna (grupo).
Uma das produções que revolucionaram o conhecimento humano, a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, chega ao 150º aniversário em 2019.
Sendo assim, cada uma das colunas recebe a seguinte indicação:
Urânio
neodímio
ródio
ununséptio
Os metais pesados mais comuns são: sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês.
plutônio
Na terra, o material mais denso é o elemento químico Irídio, cuja densidade (peso específico, para ser mais correto) é de 22650 kg/m3 (para comparação, água=1000 kg/m3 e chumbo=11340 kg/m3). Há alguma controvérsia sobre o valor exato, que é muito próximo do Ósmio, mas acredita-se que o Irídio seja mais denso.
Há também metais de baixa densidade, dos quais o mais conhecido é o alumínio. No entanto, há vários metais ainda menos densos, como o magnésio (1,74 g/cm3), o cálcio (1,55 g/cm3) e mesmo elementos menos densos que a água, como o potássio (0,86 g/cm3) e o sódio (0,97 g/cm3).
O mais denso é o Mercúrio, o menos denso o pau-brasil.