Algumas comparações entre as escolas: clássica e positiva c) A escola clássica diz que o mal deve ser pago com outro mal, enquanto que para a escola positiva este mal tem como reação social onde a sociedade pune o criminoso de acordo com o grau de periculosidade determinando a pena a aplicar.
Sua preocupação fundamental era a de elevar o nível de vida de todo o povo. Em sua obra Wealth of Nations (Riqueza das Nações), Adam Smith estabelece princípios para análise do valor, dos lucros, dos juros, da divisão do trabalho e das rendas da terra.
O conjunto das ideias de Keynes, que ia contra a teoria macroeconômica clássica, visava a intervenção do Estado na economia para que a estabilizasse e atingisse o pleno emprego, evitando ao máximo o desemprego e a concentração de renda. ... Desta forma, com a economia aquecida, haveria maiores níveis de empregos.
ESCOLA CLÁSSICA DA ECONOMIA A economia clássica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas políticos Adam Smith e J.S. Mill. ... ESCOLA NEOCLÁSSICA A escola neoclássica ou marginalista do pensamento económico caraterizou-se pelos contributos que deu para o conhecimento da utilidade de um bem e da sua escassez.
2 – Escola Clássica de Fayol; 3 – Escola das Relações Humanas de Elton Mayo; 4 – Escola Comportamental; 5 – Escola da Contingência-situação....Notas: