Uma constante é um recurso das linguagens de programação que tem como objetivo armazenar um valor em memória de modo que não possa ser alterado. Assim, sempre que necessitarmos declarar um valor fixo para um cálculo, por exemplo, devemos criar uma constante para isso e referenciá-la no local desejado.
Uma variável é uma área reservada previamente na memória do computador para que seja armazenado dados de um certo programa por um determinado período. Sempre que vamos escrever um programa, precisamos, antes de tudo, informar ao computador que utilizaremos sua memória, ou seja, que iremos armazenar dados nela.
armazenados nas células da memória. O efeito final do programa é dado pelo conteúdo final das células de memória que ele manipula.
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O registrador ou registo de uma CPU (unidade central de processamento) é a memória dentro da própria CPU que armazena n bits. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim, é um tipo de memória mais rápida e financeiramente mais custosa.
A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador. A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados.
Como a maioria dos sistemas usa células de 8 bits (1 byte), no mercado usa-se a terminologia bytes (ex.: pente de 128 Megas – 128 MB – 128 MegaBytes), que, na verdade, é o número de células. Para as conversões, precisamos lembrar: 2Kbytes = 2 x 1024 x 8 bits = 2 x 210 x 23 = 214 bits.