Para ser feito o Amaci, deve-se fazer o preceito alguns dias (isto é combinado com a casa), em que o médium evita o consumo de álcool; relações sexuais e manter uma alimentação mais leve.
Como muitos médiuns ao passar mal começam a cair no chão, ou a bambear as pernas, a expressão 'firma cabeça' quer dizer um médium que recebe toda a porrada energética da gira e mesmo assim fica em pé. Daí nasce esse termo, um médium forte teria o corpo e a 'cabeça firme' no lugar durante a gira.
AMACI vem da palavra 'amaciar', 'tornar receptivo', é um ritual, uma espécie de iniciação que todos os médiuns umbandistas, iniciantes ou não, devem se submeter. É um ritual onde o objetivo é preparar o médium para receber as energias com equilíbrio. O amaci “fortalece” a ligação do médium com seu orixá e energias.
Coloca-se em amaci, após o preparo, mel e sal para o tempero no lugar do mel pode se colocar açucar, ou um acaça, pois todos os orixás comem acaça, ou pode acrescentar água de canjica após o cozimento no banho. Não se enxuga o corpo e veste-se roupas claras de preferência no caso de uso pessoal no lar.
Água sagrada, Agbo ou simplesmente Abô, são os nomes usados pelo povo do santo para denominar a mistura de folhas sagradas, usada na feitura de santo até a ultima obrigação chamada de axexê. Sua utilização é larga e irrestrita, significando principalmente a ligação entre o Orum e Aiê (mundo dos Orixás e o dos Homens).
2º • Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual, contendo vários tipos de comida ritual. ... Após o ritual do ebó as folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos litúrgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada.
Macere bem as rodelas do quiabo juntamente na água com o vinho até fazer uma espuma. Em seguida, esfregue esse preparo no corpo todo, de baixo para cima (até na cabeça), orando com muita fé 12 vezes o Pai Nosso para São Pedro (Xangô) e fazendo seus singelos pedidos. Deixe o preparo em seu corpo.
BANHO DE IANSÃ PARA MUDANÇAS, ENERGIZAÇÃO E VENCER INIMIGOS - Folha de Bambu. Ferva água, coloque as ervas lavadas e deixe em descanso por três horas. Depois, tome seu banho higiênico, jogando do ombro pra baixo este banho de ervas, pedindo a Iansã por mudanças em qualquer área e boas energias.
Iansã – Rosas champanhe, Gérbera coral, Crisântemos amarelos e todas as flores amarelas. Xangô – Cravos rajados, Monsenhor amarelo, Espirradeira.
Romã: Erva Sagrada pertencente a Yansã. As folhas são utilizadas em banhos de descarrego. A medicina popular emprega o cozimento das cascas dos frutos para o combate de vermes e o mesmo cozimento para gargarejos nas inflamações de garganta e da boca.