Fazendo uma análise crítica
Institui, a título de experiência-piloto, a Central de Análise de Benefício do Regime Próprio de Previdência Social. Art. 1º Instituir, no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, a Central de Análise de Benefício do Regime Próprio de Previdência Social - CEAB/RPPS.
Como consultar se o benefício foi aprovado? Para consultar se o seu auxílio-doença foi aprovado é muito simples, para isto basta acessar a plataforma Meu INSS, é possível acessar por celulares Android e iOS baixando o aplicativo também intitulado Meu INSS como também o site clicando aqui.
Para pedidos de pensões por morte, o período de análise sobe para 60 dias. O salário-maternidade passa a contar com uma espera de 30 dias. Prazos para a realização de perícias médicas ficam suspensos enquanto durar o estado de emergência provocado pela pandemia de Covid-19.
A forma mais rápida e fácil de conferir a liberação de um benefício, como o salário maternidade, é utilizando o portal Meu INSS. Para isso, basta entrar no site Meu INSS, fazer login com suas credenciais e clicar em Requerimentos e Agendamentos. Logo na página seguinte aparecerá os requerimentos que há em seu nome.
Para auxiliar nesse momento, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece um salário-maternidade de quatro meses às contribuintes. Se você estiver com a contribuição em dia, a solicitação é, teoricamente, fácil: basta fazer o requerimento online e aguardar um prazo de até 45 dias para aprovação.
120 dias
Após a entrega dos documentos, o INSS tem até 45 dias para fazer o pagamento da primeira parcela. Se você descobriu que estava grávida após perder o emprego, também terá direito ao salário-maternidade, desde que o nascimento do bebê ocorra dentro do período em que ainda esteja amparada pela Previdência Social.