Após acessar o WWW.CFEP.ORG.BR/CADASTRO, o profissional formado ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição, anexando documentos solicitados pelo conselho e esperar o contato da instituição para a conclusão da solicitação.
O psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem. Seus atendimentos institucionais, ou seja, em instituições de ensino visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem, com o objetivo de melhorar o trabalho da instituição.
Quando devo procurar um psicopedagogo?
O psicopedagogo contribui no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.
Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.
A Psicopedagogia possui duas áreas de atuação principais: a clínica e a institucional. Vamos saber um pouco mais sobre as características de cada uma delas....Um psicopedagogo estuda as causas da dificuldade no aprendizado, que podem ser:
De forma similar, a formação em Psicopedagogia se inicia na graduação (independente de ser Licenciatura, Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins) e se especializa em cursos ou stricto sensu em instituições credenciadas pelo MEC, além de cursos de extensão e aprofundamentos de interesse do profissional, como ...
Os psicopedagogos podem atuar tanto no setor privado quanto no público. ... No setor privado, o principal campo de atuação é nas escolas e instituições da educação básica. Com o foco no processo infantil, o profissional ajuda a desenvolver atividades para diferentes alunos. É possível, até mesmo, atuar no setor de saúde.
De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, existem cerca de 100 mil psicopedagogos formados no Brasil. São profissionais que não atuam somente nas escolas, mas em diferentes instituições.
Art. 2º Poderão exercer a atividade de Psicopedagogia no País: ... II - os portadores de diploma em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e carga horária de 80% na especialidade.
Pode desenvolver sua carreira na Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar. Caso escolha a Neuropsicopedagogia Institucional, o Neuropsicopedagogo pode atuar em Escolas, Faculdades, Universidades e ONGs.
Quanto as intervenções do neuropsicopedagogo clínico, vale destacar que a sua avaliação deve ter por objetivo principal identificar no aprendente o seu desenvolvimento e a aprendizagem em relação a atenção e as funções executivas de expressão do comportamento, o aspecto da linguagem, a compreensão leitora, a memória ...
Profissionais graduados em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, assistente social, terapia ocupacional, entre outros entre outros profissionais (portadores de diploma de curso superior) que possam atuar na área educacional e da saúde.
Respondendo a sua pergunta, sim, há especialização para um psicólogo se tornar um neuropsicólogo. A formação em neuropsicologia pode ser feita por meio de pós-graduação lato senso (especialização) e estricto senso (mestrado e doutorado). Sugiro que faça uma pesquisa sobre a disponibilidade destes cursos na sua região.