O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
No relacionamento professor-aluno, a afetividade facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois o forte vínculo afetivo dá à criança maior conforto e segurança nas suas construções. Para Arantes (2002, p. 162), “o papel da afetividade para Piaget é funcional na inteligência.
conhecimento de maneira atuante e prazerosa, pois é nessa relação que o aluno deve adquirir a maior gama de conhecimento de forma que possa aplicá-la na sua vida futura, sendo assim, a relação de afetividade entre o aluno e o professor é muito relevante na construção do conhecimento.
O professor afetivo consegue interpretar os seus alunos, dado que é capaz de reconhecer a motivação das ações da turma, além de estar sempre preparado para as possíveis reações do grupo.
Um professor que é afetivo com seus alunos estabelece uma relação de segurança, evita bloqueios afetivos e cognitivos, favorece o trabalho socializado, ajuda o aluno a superar erros e a aprender com eles; e, nessa perspectiva sociointeracionista, se o professor for afetivo a criança aprenderá a sê-lo.
Como é de sua natureza, a criança será sincera em demonstrar desinteresse e falta de vontade, por isso, é importante, que o docente saiba comportar-se nas diversas situações em sala de aula, no intuito de conceber no íntimo da criança a existência de um elo afetivo baseada no carinho, na confiança e no respeito.
O sistema afetivo faz julgamentos e rapidamente ajuda a determinar se as coisas no ambiente são perigosas ou seguras, boas ou más (Norman, 2004).
Resposta. afetividade é simplesmente o afeto, o amor, a relaçao de bem estar entre as pessoas. No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos).
a afetividade constitui um papel fundamental na formação da inteligência, de forma a determinar os interesses e necessidades individuais do indivíduo. Atribui-se às emoções um papel primordial na formação da vida psíquica, um elo entre o social e o orgânico.