A importância da PNAB A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é a soma de atores – como movimentos sociais, profissionais da saúde, usuários e gestores das três esferas de governo – que contribuem para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de di- retrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. [internet].
Brasil. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm, e o Decreto 7508/11, de 28 de junho de 2011 que dispõe sobre a organização do SUS.
A primeira edição de uma Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) oficial data de 2006, com a segunda edição em 2011 e a ter- ceira em 2017. Em 2006, no contexto do Pacto pela Saúde, foi publicada a primeira edição da PNAB.
Ministério da Saúde publica a Portaria nº 2.
Também, a Portaria nº 2.
Por ser um sistema operacional semelhante ao de um hospital na realização de procedimentos, o Day Hospital ou Centros de Cirurgia Ambulatorial (ASC), como são conhecidos nos EUA, oferecem aos pacientes a conveniência de se poderem realizar cirurgias e procedimentos fora do ambiente hospitalar com a mesma segurança.
O Hospital-dia (HD) é o regime de assistência intermediário entre a internação e o atendimento ambulatorial.