Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Confecção. Misture a cera, geoprópolis, própolis e o álcool dentro da garrafa pet. Deixe a cera, geoprópolis, própolis em pequenos fragmentos, assim mais rápida será a diluição. Alguma pessoas trituram os materiais em um liquidificador velho para acelerar o processo ...
Como atrair abelhas para seu jardim
Aparentemente, pra “chamar” as abelhas você precisa de uma “isca”, ou seja, algo que as atraia. Pra isso se faz um “verniz” com óleo vegetal e solução alcoólica de própolis – mas tem que ser própolis da própria mandaçaia.
Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão – Isca pet – Confecção. A garrafa pet deve estar bem lavada sem nenhum cheiro para poder receber o atrativo. Coloque um pouco de atrativo dentro da garrafa e espalhe por toda a parte interna. Assim deixe secar bem para evaporar o álcool do atrativo.
Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.
Você pode atrair abelhas ao plantar flores silvestres, frutas e vegetais; ao permitir que o jardim detenha uma pequena fauna; e ao fornecer água e abrigo às abelhas....Eis uma lista de ervas que abelhas amam:
e o apicultor Wener Bastos listaram seis formas fáceis de trazer as abelhas para perto da sua horta ou jardim.
Coloque uns pedacinhos de cera de jataí dentro da caixa. Coloque o sobreninho na caixa. Tampe a caixa, e vede os encaixes das partes com fita. Coloque um pouco da cera ao redor da entrada da caixa.
Para capturá-las na natureza, você pode colocar iscas próximas aos locais onde elas vivem. Este tipo de abelha, pode ser encontrada em tocos ocos de árvores, em cupinzeiros desocupados, locais próximos às matas nativas.
Você vai precisar:
Para receber as abelhas que estão voando, basta colocar a metade dos favos da criação em uma caixa vazia e instalá-la no lugar onde está a caixa-mãe. Enquanto a rainha que está botando permanece na colônia-mãe, uma nova nascerá na colônia-filha. Acompanhe e alimente ambas a cada semana até que se fortaleçam novamente.
Uma técnica bastante utilizada para mudar colmeias de lugar é fazendo o confinamento do exame. Essa técnica consistem em fechar a entrada do enxame a noite assim evitando a saída das abelhas pela manhã seguinte. Existem diversas maneiras de fechar a entrada do enxame.
Quando a rainha pousa num galho de árvore, as operárias circundam a rainha e ficam emboladas. Logo em seguida, algumas operárias saem à procura de um novo ninho. Encontrando um novo lugar para acomodar, o enxame se move ao local e as abelhas começam a trabalhar na construção do novo ninho.
Exploração geralmente dura entre dois dias e duas semanas. Os novos locais de ninho estão a poucas centenas de metros do ninho da mãe para permitir o contato contínuo com o ninho da mãe, que pode durar de uma semana até seis meses para T. angustula, que é mais longa do que muitas outras espécies de abelhas.
DICAS PARA CUIDAR DAS SUAS COLMEIAS
A abelha-jataí (Tetragonisca angustula) faz parte do grupo de “abelhas indígenas sem ferrão”, por possuir o ferrão atrofiado. ... A maioria das abelhas-jataí se alimenta de produtos obtidos nas flores; sobretudo o pólen na fase adulta.
Também no grupo dos méis de coloração mais clara, o mel das abelhas jataí tem sabor mais ácido e é produzido em todo o Brasil. Seu uso objetiva aumentar a resistência do organismo, além do alívio da tensão e do combate à insônia.
Como usar a própolis de Jataí A) Própolis com mel Misture o mel de Jataí na proporção de 90 ml de mel para 10 ml da solução da própolis filtrada. Misture bem. A medicina popular indica essa mistura para ser usada nas dores de garganta e infecção das vias aéreas.
Mel de abelha jataí R$150,00 Mel de abelha Europa R$80,00 Mel puro!
Detalhes adicionais
O mel produzido pelas abelhas Jataí (abelha sem ferrão) possui ação antibacteriana superior ao mel comum, é muito utilizado para tratamento da asma, bronquites e tosses fortes e constantes. ... O mel de Jataí é usado para tosse, bronquite e cicatrização de feridas e também usada para redução da catarata.
O consumo do mel ajuda a proteger e a recuperar a mucosa gástrica, por meio de sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, contribui para a manutenção das boas bactérias do sistema gastrointestinal. Com isso, pode ser eficaz no tratamento de problemas digestivos e intestinais leves.
Este é benéfico para aumentar a resistência do organismo, trata o atraso de crescimento, trata o intestino preso e infecções intestinais, trata varizes, como pomada trata a conjuntivite e no campo neuro-psíquico é favorável no tratamento da depressão e da insônia.